Mês da Mulher: Semma realiza ação de saúde para as servidoras

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) promoveu ação comemorativa em alusão ao Dia Internacional da Mulher, na sexta-feira (13), com o intuito de homenagear as servidoras da secretaria.

O evento, segundo a assessora da Semma, Carleans Pereira, foi composto de momentos especiais voltados à saúde. Primeiro foi realizada a apresentação da Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) e, em seguida, uma roda de conversa sob o tema “qualidade de vida e promoção em saúde mental do trabalhador”.

Ao saudar as colegas, Carleans ressaltou a necessidade dos cuidados com a saúde física e mental, diante dos afazeres do cotidiano, para que o servidor/servidora não sofra de males como depressão, ansiedade e outros transtornos mentais.

Janine Lage, diretora da Semma, apelou para que todas sejam amigas e confidenciem seus problemas, para evitar situações desagradáveis. E, por fim, que todas estejam contritas em Deus, que Ele certamente aliviará todas as dificuldades.

Berenice Rocha, técnica em segurança do Trabalho na Visat, disse que aquele setor está diretamente ligado ao Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e a Vigilância em Saúde, e visa à prevenção e promoção da saúde do trabalhador, por meio da fiscalização no que tange à saúde de quem trabalha, monitorando também o ambiente de trabalho, buscando adaptar esse espaço ao melhor desempenho da função.

Por sua vez, João Augusto de Souza Miranda, enfermeiro psiquiátrico do Hospital Municipal de Marabá, discorreu acerca da promoção da qualidade de vida e saúde mental, destacando como o servidor deve driblar as dificuldades em busca de bons resultados para que evitem transtornos mentais.

No entanto, caso o servidor necessite de ajuda, o enfermeiro recomenda que haja procura da rede de atenção psicossocial de Marabá, inicialmente na atenção básica, para encaminhamento, de acordo com a situação, ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Hospital Municipal de Marabá e o CEI – Centro de Especialidades Integradas.

Ao final do evento foi servido lanche às participantes do evento.

Texto: João Batista 
Fotos: Divulgação 

Acessibilidade