FCCM/SEVOP: Marabá vai ganhar Parque Ambiental na Vila Murumuru
Atualmente, as equipes da Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas de Marabá (Sevop) que atuam nas obras do Parque Ambiental João Anselmo, na Vila Murumuru, realizam o arruamento da via de acesso ao local.
Após a finalização dos prédios, as equipes realizam o serviço de urbanização do espaço, assim como a construção da guarita.
O parque ambiental contará com quiosques para descanso, alojamento, setor administrativo, assim como espaço para palestras e um trapiche sobre o Rio Murumuru, além de trilhas.
O empreendimento será importante por servir como uma base de estudo e observação da biodiversidade da região. O parque ambiental também será mais uma opção de lazer na cidade e um importante laboratório, a céu aberto, para práticas acadêmicas em diversas áreas do conhecimento como biologia, geologia e engenharia florestal, servindo para a formação de estudantes de graduação.
O parque vai ser administrado pela Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), que já atua por meio de equipe técnica no levantamento e inventário de espécies animais e vegetais presentes na área, como pontua o presidente da FCCM, Vanda Américo.
“Vai ser uma área de pesquisa, de encontros, de pesquisadores, acadêmicos. Vai ficar um espaço muito maravilhoso. Será aberto todos os dias. É para toda faixa etária. As escolas vão poder levar as crianças para conhecer. Um parque só é importante, se ele tiver gente, se tiver vida, as pessoas visitarem. A gente precisa ter esses espaços verdes, preservar esses espaços na cidade. Nós estamos na Amazônia, nós precisamos desses espaços, nosso planeta precisa”, ressalta.
O nome do parque foi escolhido em homenagem a João Anselmo Caldas, servidor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marabá (Semma), que atuou no paisagismo da cidade com o plantio de árvores.
A obra está avaliada em R$ 888.778,37 e o recurso é próprio da prefeitura.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio Santos