Saúde: Mutirão de 2ª dose da vacina acontece até sexta-feira (12)
Nesta semana, de segunda até sexta-feira, 08 a 12, acontece o mutirão de segunda dose da vacina no Partage Shopping, das 10 às 17h, e na Maçonaria do Novo Horizonte, das 08 às 17h. A Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ressalta que esta é a última chamada para quem está com a segunda dose atrasada.
A novidade desta semana é o adiantamento da vacina, com a antecipação do imunizante Pfizer e Astrazeneca para que tenham completado 8 semanas da 1ª dose. A documentação necessária são CPF, RG, cartão SUS, cartão de vacina e declaração.
De acordo com a enfermeira Cinthia Pombo, coordenadora do Extra Muro, nesta segunda-feira deu início a este mutirão direcionado a pessoas que ainda não tomaram a 2ª dose da vacina. “Existem muitos usuários que ainda não procuraram os postos de saúde para finalizar a imunização completa, com a 2ª dose. Estamos aplicando também a 1ª e a 3ª dose da vacina, estamos aguardando essas pessoas aqui”, conta.
Wellerson Rodrigues, que trabalha em uma fábrica de sorvetes, foi até o Partage Shopping para tomar a 2ª dose da vacina. “Hoje foi o dia que estava marcado para eu vir me vacinar. A vacina é importante para a nossa saúde, minha família já se vacinou e no meu trabalho eles nos incentivaram para nos vacinarmos”, destaca.
Gabrielle Nazaré, estudante de 13 anos, foi com sua mãe até a Maçonaria do Novo Horizonte para se vacinar. “Fiquei feliz em me vacinar, pensei que ia doer muito e não doeu. Na minha família os meus pais pegaram Covid e ficaram bem doentes, por isso quando tive oportunidade quis me vacinar”, relata.
Wellerson Rodrigues Gabrielle Nazaré
Na sexta-feira (12), o mutirão acontecerá também em todas as Unidades Básicas de Saúde da zona urbana, das 8 às 17 horas.
Outras doses
Apesar do mutirão ser voltado para pessoas com doses atrasadas ou no prazo, locais farão aplicação da 1ª dose para todos que tenham mais de 12 anos e 3ª dose para os profissionais de saúde e idosos, a partir dos 60 anos, com intervalo de seis meses completos que tomaram a 2ª dose.
Para esse público basta apresentar cartão SUS, CPF, carteira de vacinação e declaração. A outra categoria são os imunossuprimidos, desde que estejam com 28 dias completos da 2ª dose.
São considerados imunossuprimidos, pessoas com o sistema imune deficiente seja por um doença congênita ou outras condições, a exemplo de pacientes em tratamento oncológico, em hemodiálise, transplantados, com HIV/AIDS e ainda pacientes com imunodeficiência primária grave e pessoas que fazem uso dos seguintes medicamentos: Metotrexato, Leflunomida, Micofenolato de mofetila, Azatripina, Ciclofosfamida, Ciclosporina, Tacrolimus, Mercaptopurina, Infliximabe, Etanercept, Humira, Adalimumabe, Tocilizumabe, Canakinumabe, Golimumabe, Certolizumabe e Abatacepte.
Esse público deve apresentar atestado ou laudo médico especificando o motivo da vacinação, cartão SUS, CPF e declaração preenchida.
Texto: Jéssica Brandão
Fotos: Paulo Sérgio