SMS: Mutirão de vacinas contra Covid-19 é realizado em Unidades de Saúde
Nesta sexta-feira, (04), durante o mutirão de vacinação contra Covid-19, uma cena surpreendeu na Unidade Básica de Saúde Enfermeira Zezinha. Bastante sorridente, a aposentada Maria Antônia Rodrigues Costa, 63 anos, foi receber a terceira dose da vacina e trazia consigo sua mãe, a senhora Maria da Luz Conceição Vieira, 81 anos, que também recebeu a terceira dose do imunizante
“Para mim é muito importante porque nos protegemos e para gente tomar essa vacina contra o Corona é muito importante porque é para prevenir e prevenir também as outras pessoas”, disse a aposentada Maria Antônia Rodrigues Costa.
O mutirão de vacinação contra Covid-19, realizado pela Secretaria de Saúde, ocorreu ontem, quinta-feira (3), e continua nesta sexta-feira (4), em seis Unidades de Saúde: UBS Carlos Barreto, em Morada Nova; Amadeu Vivacqua, em São Félix; Enfermeira Zezinha, na Folha 23; Emerson Caselli, no bairro Independência e Demósthenes Azevedo, na Marabá Pioneira. O mutirão se estende até as 22 horas.
As Unidades de Saúde disponibilizam as doses das vacinas para todos os públicos. Também estão sendo atendidas crianças de 5 a 11 anos com a primeira e a segunda dose. Kélcia Barbosa de Andrade aproveitou o mutirão e trouxe as duas filhas, Kalbata Delgado, 8 anos, e Sofia Gomes, 10 anos, para receberem a segunda dose.
“A vacinação é de fundamental importância para a vida, ela salva vidas, evita que percamos nossos familiares, que coloquemos em risco a vida das pessoas. Peço aos pais de crianças acima de 5 anos de idade que não sejam ignorantes, não coloquem em risco a vida dos filhos, venham aos postinhos de saúde e vacinem os filhos de vocês”.
Kélcia Barbosa.
O empresário Joaquim da Silva Sousa, também aproveitou o mutirão para completar o ciclo de imunização. Ele destaca a importância da vacinação para a prevenção da Covid-19. Ele conta que perdeu três parentes para a doença, sendo um antes da vacina e dois após serem imunizados, porém a pessoa que se recusou a tomar a vacina, contraiu a doença, contagiou o pai e os dois faleceram.
“Esta é a terceira dose e vejo isso como essencial para combater o vírus e essa ideia de vacinar as crianças é fundamental. É muito importante porque a população aderiu e isso é bom demais. No caso da minha família, tivemos três perdas. Uma antes da vacina e depois da vacina tive duas perdas, mas uma pessoa que faleceu não quis tomar a vacina, contraiu o vírus e passou para o pai dela. Esta vacina veio trazer mais tranquilidade para as pessoas”, informou.
Na UBS Enfermeira Zezinha, somente na quinta-feira, foram imunizadas 118 pessoas. Até as 11 horas desta sexta-feira, (04), o número já alcançava representava 40 imunizados. O trabalho está sendo organizado pelas técnicas de enfermagem Jerusa Carvalho e Jocilene Oliveira.
“Lembro que é preciso que a pessoa traga a carteirinha de vacinação e os demais documentos pessoais. O atendimento está acontecendo de forma organizada e bastante rápido”, informou Jerusa Carvalho.
A vacinação continua normalmente durante a semana para toda a população, em todas as Unidades Básicas de Saúde da zona urbana, no horário de 8h ao meio dia e de 14 às 17 horas.
Texto: Victor Haor
Fotos: Paulo Sérgio
Veja outras fotos: