Cidade: Morada Nova recebe a Ação Cidadania até quarta-feira (10)
No ginásio Érlon Carlos, em Morada Nova, de segunda a quarta (8 a 10 de maio), das 8 às 15 horas, está sendo realizada a ‘Ação Cidadania Morada Nova’, resultado de uma parceria entre o vereador Aerton Grande, Prefeitura de Marabá, Governo do Estado e Polícia Civil.
No local, estão sendo emitidas carteiras de identidade para moradores do núcleo e vilas da zona rural. A expectativa é que sejam emitidos quase mil documentos pelo Departamento de Identificação da Polícia Civil, nos três dias de atendimento, sendo que as prioridades podem chegar a 70 atendimentos diários. O atendimento é realizado por cerca de 20 atendentes, sendo dois papiloscopistas, dois identificadores e o restante são servidores cedidos pela prefeitura.
O primeiro passo do processo é a coleta de dados e identificação se é 1ª ou 2ª via. Depois a pessoa é encaminhada para a biometria, que é a coleta das impressões digitais e por último, os documentos são enviados para personalização da identidade e dentro de uma semana, a pessoa recebe a identidade no Estação Cidadania.
Segundo o vereador Aerton Grande, o objetivo é ofertar documentos para pessoas que não têm oportunidade e que têm dificuldade de locomoção. “É para aquelas pessoas que muitas vezes moram longe, pessoas que muitas vezes têm dificuldade de ir até o shopping. A ação cidadania é para dar oportunidade para aquelas pessoas que estão em Morada Nova, nas redondezas, nos residenciais. E a pessoa não vai pagar nada. Ela só vai lá e não vai ter dificuldade para pegar um ônibus, um transporte, já vai alí a pé mesmo, pertinho”, destacou.
O papiloscopista da Polícia Civil, Robson Cardoso, ressalta a importância de se fazer este tipo de ação no núcleo. “Morada Nova é um distrito de Marabá que teve pouca ação cidadania. A maior parte das ações são concentradas em Marabá mesmo, na Cidade Nova ou na Nova Marabá. Aqui já tem uns quatro anos, se eu não me engano, que não tem uma ação voltada para o distrito de Morada Nova”, ressaltou.
Robson comenta também sobre os atendimentos. “O fluxo está bom. Aqui teve um bom atendimento, teve um bom apoio da prefeitura com os servidores cedidos e deu de fluir bastante o trabalho aqui com a gente”, revela.
A dona de casa Raimunda Rodrigues esteve no ginásio para fazer a primeira identidade do filho de 9 anos. “É bom para muitas famílias que não podem tirar a identidade dos filhos e tem essa ação que eles fazem, então a gente aproveita para estar tirando a identidade dos nossos filhos, porque, às vezes, ir de Morada Nova para Marabá para tirar lá no Sine, é uma dificuldade. Já aqui facilita bastante pra gente estar vindo para tirar aqui no nosso bairro. E isso é muito bom”, destaca
Outra cidadã que também estava na espera para tirar o documento é a professora aposentada Maria Euflozina de Souza, de 66 anos. A identidade dela estava vencida, ou seja, tinha mais de 10 anos e ela aproveitou a oportunidade para tirar uma nova. “Fui muito bem atendida pela recepção e agora estou aqui na luta para concluir o resto do documento. É a primeira vez que participo e estou achando muito bom, porque é uma oportunidade que a gente tem que pegar pra valer, porque pra tirar um documento hoje é a maior luta, é dificuldade. E aqui não. Eu gostei do atendimento, foi ótimo. E estou pertinho de casa, moro bem aqui ao lado”, informa.
O aposentado Vitorino Gomes, de 74 anos, também esteve no local para renovar a identidade que foi danificada e aproveitar para fazer a identidade do filho, de 14 anos, que só tinha o primeiro documento de quando ainda era criança. “Eu vim trocar minha carteira de identidade que estava com a foto apagada porque estava dando problema no banco. Eles não estavam aceitando. A ação aqui está muito boa. Quem quiser achar as coisas fáceis, é correr pra essa de hoje, porque outra mais fácil de que essa não vai encontrar não. Nessa ação, acho que vai dar para todo mundo ficar conformado”, pontua.
Veja outras fotos:
Texto: Fabiana Alves
Fotos: Sara Lopes