Covid-19: Mutirão vacina crianças em 5 diferentes pontos da cidade
Tanto a vacinação infantil, para crianças de 06 a 11 anos, quanto os demais públicos continua nos postos de saúde, das 8 às 12 e das 14 às 17 horas.
A Luana Cavalcante e a filhinha Marcela Cavalcante de 6 anos não perderam tempo. Quando o shopping Partage abriu as portas, na manhã desse sábado para o início do Mutirão da Vacina contra Covid-19, as duas já estavam no local para garantir a vacina no único membro da família ainda não vacinado.
“Esperávamos há muito tempo. É muita alegria, muitas satisfação. A gente acredita na ciência. Acredita no SUS e quanto mais pessoas tiverem o esclarecimento de que devem se vacinar é melhor pro fim da pandemia. Graças a Deus chegou a vez dela e eu como mãe quero proteger, por isso vim logo vacinar”, comemora.
A mãe também garante que não abre mão dos cuidados, como álcool em gel e máscara. “Agora é continuar com os cuidados, com tudo, para que possamos voltar a normalidade”, reitera.
O mutirão da vacina ocorreu durante todo o fim de semana, vacinando crianças de 6 a 11 anos em cinco pontos da cidade: no Partage Shopping, no núcleo Nova Marabá; SESI, na Cidade Nova; NEI Arco Íris, na Marabá Pioneira; SEST/SENAT, no núcleo São Félix; e na Escola Pedro Peres, no distrito de Morada Nova.
A enfermeira Sheila Macedo ressalta a importância de se vacinar. “A gente sempre preconiza a vacinação e observamos os resultados das pessoas vacinadas. Leve seu filho”, convida.
A pequena Juliana Rosa, 9 anos, estava toda faceira com a vacina e diz que a vontade de superar a pandemia é maior que o medo da vacina. “Para mim foi muito bom. Estava esperando para tomar minha vacina para podermos sair e ficar alegre de novo e ficar bem de saúde. Tomara que isso acabe logo, essa pandemia, para todos ficarem felizes”, comenta.
O pai dela Juliano Rosa faz coro ao pensamento e diz que dormirá mais tranquilo agora. “É a ultima a ser imunizada. Muito importante, estávamos esperando essa hora. Temos ficado muito em casa para tentar evitar, mas sabemos que tem escola, trabalho e ficávamos muito preocupados dela se contaminar. Agora estamos mais tranquilos”, conclui.
Para a primeira dose, a vacinação continua nos postos de saúde para crianças de 06 a 11 anos sem comorbidades e também todos acima de 12 anos. Pessoas que precisam completar o ciclo vacinal com a 2ª dose e a 3ª dose também devem procurar as Unidades Básicas de Saúde, sempre de 8 às 12 e das 14 às 17 horas. Lembrando que a terceira dose deve ser tomada por pessoas acima dos 18 anos com intervalo de 4 meses entre as doses.
Para a vacinação, a criança tem que estar acompanhada de pais ou responsáveis com a declaração de autorização assinada pelos pais, além do cartão SUS, CPF e certidão de nascimento da criança. Os pais e responsáveis também devem apresentar documento de identificação.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Aline Nascimento