Cidade: Natal Encantado garantiu tradição na Praça São Francisco de Assis
Durante dez dias, a Praça São Francisco, no núcleo Cidade Nova, foi o centro das atenções dos marabaenses com a realização de uma das mais tradicionais festas natalinas da cidade, promovida pela paróquia São Francisco de Assis, entre os dias 04 e 13 de dezembro. A 12ª edição do Natal Encantado encerrou nesta segunda-feira (13) e teve o apoio da Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), por proporcionar lazer, entretenimento e cultura à população.
“É uma festa maravilhosa, já faz parte do calendário cultural de Marabá. É uma tradição na cidade e também é tradição a prefeitura apoiar o evento com algumas coisas que temos no contrato, estrutura, sonorização, palco, iluminação, telão de led. Já faz parte da nossa programação. Isso movimenta muitas pessoas, elas vêm, olham a ornamentação, tudo que está sendo feito aqui. Vamos esperar que o próximo ano, a pandemia acabe e a gente possa movimentar muito mais pessoas aqui”, enfatiza José Scherer, secretário de cultura de Marabá.
Vale ressaltar que a festa tem cunho cristão, pois remete ao nascimento de Jesus, e é dividida em duas partes. A religiosa com a realização da novena, tendo missas todas as noites dentro da igreja, e a cultural, que acontece na praça ,onde a estrutura é montada e aberta à comunidade em geral, sem distinção.
Devido à pandemia, o Natal Encantado 2021 não teve todo o glamour de luzes, comparado aos anos anteriores, e a programação cultural também foi reduzida. Mas foram mantidas as maiores atrações da festa cultural, como é o caso da casinha do Papai Noel, que seguiu com os protocolos de uso de máscaras e álcool em gel. O presépio em tamanho real, as luzes da igreja, e uma árvore gigante. A programação religiosa não sofreu alterações, teve inclusive a tradicional missa campal da última noite, celebrada pelo bispo Dom Vital. A praça de alimentação esteve movimentada, bem como, a livraria de artigos religiosos e a barraca Contém Amor, destinada a ajudar pacientes em tratamento de câncer, em Barretos, com venda de peças de artesanato.
Emocionada, Erciluce Macias, coordenadora do Natal Encantado 2021, avaliou a realização da festa que o ano passado aconteceu de forma virtual, devido à pandemia. “Foi excelente, só temos de agradecer a Deus, aos padres e ao bispo pelo apoio, orações e a todos que colaboraram e confiaram. É uma festa pra família. A prefeitura sempre nos apoiou, são 12 anos de apoio. Já tivemos aqui, por exemplo, vigilantes da prefeitura em anos anteriores. Tem a questão dos banheiros químicos, apoio total”, ressalta a coordenadora do Natal Encantado 2021.
Feliz com os resultados e participação da população, o padre Edmundo Monteiro, pároco da São Francisco, também comentou sobre a festa. “A primeira palavra é gratidão, a Deus e a todas as pessoas que se doaram, aos nossos colaboradores, patrocinadores, apoiadores como a Prefeitura e a Secretaria de Cultura. A segunda é justamente de alegria, otimismo, certeza de que se a gente quer, a gente faz. Esse ano fizemos com limitações e graças a Deus foi muito bom e nos próximos anos será melhor” disse otimista o padre.
Participação popular mantém tradição da festa cultural
Realizada em praça pública, é a ornamentação com festões, luzes e enfeites que chamam a atenção dos marabaenses, mas também de quem visita à cidade. A Casinha do Papai Noel, o presépio, o próprio palco e a árvore gigante são os pontos preferidos para o registro de fotos. No palco, passam dezenas de apresentações de artistas regionais da música e da dança, tanto religiosos ou gospel, quanto clássico e popular.
Na casinha do papai Noel, os personagens são encantadores principalmente para as crianças, além do bom velhinho, tem a mamãe Noel, duendes, bonecas, jardineiras, ajudantes e os chamados umpa lumpa.
O casal Sálio dos Santos e Naiara sempre que podem visitam o evento por considerar o ambiente propício para a família. Eles levaram a filha Helena para se divertir. “É um evento familiar, cultural da cidade, todo o ano tem. Passeio para família, trouxemos nossa filha para curtir a decoração, a casinha do papai noel” pontua o visitante.
Roniaria Macedo levou os sobrinhos Arthur e a Bia para falar com o bom velhinho e aproveitar a festa. “Uma festa maravilhosa, muito significante representando o nascimento de Jesus, é muito interessante ter pra sociedade uma festa dessas”, afirma a marabaense.
O Natal Encantado é um evento cristão que surgiu em Marabá, no ano de 2010, na Paróquia São Francisco de Assis, no bairro Cidade Nova. A primeira edição foi realizada pelo padre Mário José Maestri e um grupo de paroquianos voluntários. Um dos objetivos do evento é o fortalecimento da instituição da família, mantendo viva a tradição natalina, além de resgatar a beleza e o espírito natalino de comunhão e fraternidade entre as pessoas. Todos os trabalhos são feitos de forma voluntária, inclusive as atrações culturais.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento