Nota de Esclarecimento do Hospital Municipal de Marabá a respeito a paciente Géssica dos Reis Silva
A respeito da paciente Géssica dos Reis Silva, admitida no Hospital Municipal de Marabá (HMM) no dia 1° de fevereiro, às 22h24, com sinais de gravidade por quadro de desconforto respiratório, rebaixamento do nível de consciência e suspeita de tromboembolismo pulmonar, após triagem e consulta médica do Hospital Materno Infantil (HMI). A paciente foi encaminhada ao HMM, através do Samu, com relato anterior de gestação de 9 semanas e 6 dias.
Conforme triagem de médico plantonista do pronto-socorro, foi solicitado com urgência, o exame de tomografia de tórax com contraste, com suspeita de tromboembolismo pulmonar, e uma vaga para leito de Unidade de Cuidados Especiais (UCE). No mesmo dia, após uma hora de admissão, houve a indicação de intubação orotraqueal por instabilidade e rebaixamento do nível de consciência, por suspeita de choque obstrutivo. Em razão da gravidade, a paciente acabou evoluindo da instabilidade, com histórico de duas paradas cardiorrespiratórias, assistida por equipe multidisciplinar em leito de Unidade de Cuidados Especiais. O óbito foi atestado, após parada cardiorrespiratória, por médico plantonista do HMM, no dia 2 de fevereiro, às 03h15 como causa desconhecida.
O HMM afirma que todos os procedimentos foram realizados seguindo os protocolos de urgência e com toda a equipe multidisciplinar em ação, mas não obteve sucesso em razão da gravidade do estado da paciente.
Secom/PMM