Nota de esclarecimento sobre o falecimento da paciente no HMI

Com base no prontuário médico da paciente Simone de Souza Nascimento, de 29 anos, já na quarta gestação, sendo duas em parto normal e um cesáreo, com 40 semanas de gestação foi admitida no HMI, no dia 3, portanto ontem, e estava consciente, com sinais vitais normais.

O quadro evoluiu espontaneamente para o parto normal às 4h26 da manhã do dia 4 de janeiro, dando início ao processo de parto que correu normalmente. Após a retirada da placenta, a paciente apresentou um sangramento que alterou o quadro de hemodinâmica. Os médicos presentes administraram medicações uterotônicas a fim de estancar o sangramento. Todos os procedimentos possíveis foram executados, inclusive com reanimação em alguns momentos. A paciente veio a óbito às 7h depois de todas as tentativas de reanimação.

A família foi informada dos procedimentos tomados e a vigilância em saúde foi também  chamada pra fazer uma apuração mais consistente sobre o fato ocorrido. A família está recebendo toda a assistência possível por parte do hospital e está acompanhada por psicólogos e assistentes sociais. O caso está sendo apurado pela secretaria de saúde.

É importante ressaltar que em 2018, o hospital registrou apenas um óbito de gestante e que toda a gestão da saúde do município é voltada para melhoria constante no atendimento, daí a apuração aprofundada deste fato.

ACESSIBILIDADE
X