Nota de Pesar pelo falecimento da professora Maria Aparecida Noceti

(14 de dezembro de 2020)

A Prefeitura de Marabá e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) lamentam, com profundo pesar, o falecimento da professora Maria Aparecida Noceti, 75 anos de idade, ocorrido na manhã desta segunda-feira, dia 14 de dezembro.

Aparecida chegou a Marabá em 1977, juntamente com outros familiares, entre os quais as irmãs Zelinda, Ilda e Terezinha, todas com trajetória ligada à educação. Ela começou a trabalhar na Escola Judith Gomes Leitão, como professora das disciplinas de Ciências e Matemática. Depois, passou a atuar na Escola José Mendonça Vergolino, o popular “Municipal”.

Por mais de 40 anos, Aparecida devotou grande parte de sua vida à educação marabaense e sua vida pessoal se confundiu com a Escola José Mendonça Vergolino, a qual transformou em sua segunda casa e cuidava com muito esmero de todos os espaços, da equipe pedagógica e dos alunos, como se fossem seus irmãos e filhos, respectivamente.

Aparecida era formada em Ciências pela UFPA e em Pedagogia pela Unama. Mesmo depois de aposentada, no início da década de 2010, continuou indo à escola José Mendonça, mesmo em cadeira de rodas, e mantinha conversas periódicas com a atual diretora, Nilva Américo.

Um de seus últimos sonhos era ver a reforma e ampliação da escola José Mendonça, que está ocorrendo neste momento. Durante a última visita há duas semanas, ela confessou à diretora Nilva: “A escola está ficando do jeito que a gente sonhou”.

A Prefeitura de Marabá e a Secretaria de Educação se solidarizam com os familiares e amigos enlutados pela irreparável perda desta educadora que se tornou símbolo de uma geração de servidores.

Aparecida devotou grande parte de sua vida à educação marabaense