Nota de pesar pelo falecimento do escritor João Brasil Monteiro

(13 de março de 2021)

A Prefeitura de Marabá lamenta o falecimento do ex-prefeito do município de Itupiranga e escritor João Brasil Monteiro. O escritor faleceu aos 95 anos, na madrugada deste sábado (13), por complicações de uma infecção do trato urinário.

Na vida política, ele foi vereador em Jacundá e em Nova Ipixuna, e ainda três vezes prefeito de Itupiranga. Membro da Academia de Letras do Sul e Sudeste Paraense (2008) e da Academia de Letras de Marabá (2014), João Brasil Monteiro deixa um grande legado para a literatura paraense, com 11 publicações escritas, a maioria retratando a história de Marabá e região. Em 2018, João Brasil Monteiro, foi homenageado na abertura do Salão do Livro de Carajás (22ª Feira Pan-Amazônica do Livro) e, em 2019, na 1ª Festa Literária de Marabá (23ª Feira Pan-Amazônica do Livro) lançou o livro “Mair-Abá – Coração de mãe”, que resgata parte da história de Marabá, denotando a marca de escritor memorialista.

Em 2020, o escritor foi contemplado com a Lei Aldir Blanc, através do edital para Mestras e Mestres da Cultura em Marabá, na categoria Mestre da Literatura Marabaense.

O escritor no Centro de Convenções sendo homenageado no Salão do Livro

João Brasil Monteiro era natural de Altamira, mas teve sua vida sempre ligada à região sudeste do Pará, onde construiu família com a esposa Isabel Monteiro, que faleceu em 2018. O escritor deixa filhos e netos.  

O velório está sendo realizado apenas com familiares, em razão das medidas de segurança contra a Covid-19. O sepultamento será amanhã (14 de março), no cemitério da Marabá Pioneira.

A cultura de Marabá perde um grande ícone, que fica imortalizado por meio de seu legado. A Prefeitura externa seu profundo pesar aos familiares e amigos de João Brasil Monteiro.