Novembro Azul: CEI realiza Dia D da campanha com coleta de PSA, atendimentos com urologista e endocrinologista
Durante esta terça-feira, 16, o Centro de Especialidades Integradas (CEI) recebeu seu Dia D da Campanha Novembro Azul, que busca sensibilizar o homem quanto à importância dos exames preventivos ao câncer de próstata, que este ano está tratando também da questão da diabetes nos homens.
“Nós estamos com a campanha desde o dia 1º de novembro, direcionados a trabalhar a questão do câncer de próstata. Esse ano juntamos também a questão do diabetes, pensando em nossos indicadores do município de atenção básica, que é a hipertensão de diabetes, muitos homens deixam de ir à unidade básica de saúde e acarretam de acabar indo direto ao HMM com um AVC. Esse homem não identificado como pré-diabete, como parte preventiva da saúde, tem acarretado e tem superlotado os nossos hospitais pela falta de cuidados, só descobrindo quando acontece algo pior” explica Helane Moreira, coordenadora da Saúde do Homem da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Durante a manhã foram realizadas palestras sobre os temas, aconteceram os atendimentos com o endocrinologista e o Centro também manteve as portas abertas para demanda livre de coleta do PSA (Antígeno Prostático Específico) que identifica o câncer de próstata. No período da tarde, além da coleta do PSA também foram realizadas as consultas com o médico urologista.
“Hoje o CEI nós estamos atendendo com atendimentos do urologista, que vai ser pela parte da tarde, atendimento com endocrinologista está atendendo hoje os pacientes da demanda. Para o urologista, nós estamos direcionando os nossos servidores que foram atendidos na primeira semana. Então, o servidor que testaram positivo, na faixa etária de 50 anos mais, foi garantido para ele que ele seja atendido hoje aqui no Centro”, explica Helane Moreira, coordenadora da Saúde do Homem da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Rui Marques, 58 anos, assistiu às palestras e já fez seu exame. Ele convida a todos a fazerem também.
“Temos que nos ajudar. É muito importante cuidar da saúde. O homem também tem que se preservar e fazer o exame. Sempre faço e graças a Deus está tudo bem. Convido a todos que façam também”, comenta.
Para fazer o exame é importante não ter tido relação sexual, feito grande esforço físico, andado de moto, bicicleta ou a cavalo, até três dias antes da coleta. Adolfo Ribeiro, 61 anos, assistiu a palestra, disse que não tinha essas informações, mas garantiu que irá fazer seu exame na UBS próxima a sua casa.
“Hoje vim entregar uns exames de outro problema que tenho. Não lembrava que não podia andar de moto. Já fiz o exame do Novembro Azul outros anos. Mas vou fazer desse ano ainda, pode deixar. Importante cuidar da saúde e se preservar”, acrescenta.
O gerente do CEI, Fábio Lima, conta que somente este ano, no CEI, mais de 2 mil atendimentos de urologia.
“Podemos dizer que a fila para se consultar com o urologista é quase zero. Mas sempre lembrando que primeiro tem que passar na UBS e consultar com o clínico para ele fazer as orientações, passar os exames depois e caminhar para o especialista. Marabá hoje é um dos poucos municípios onde o paciente é atendido quase que imediatamente pelo urologista”, explica.
Ele ressalta a importância da data e do Dia D no Centro. “Hoje é um dia muito especial para nós. A gente sabe que no mês de novembro todo se trabalha tentando orientar o público masculino sobre a prevenção ao câncer da próstata. Hoje começamos aqui com a coleta do exame do PSA e logo após os resultados desse exame, a gente caminha para o urologista que é uma especialidade atendida aqui no CEI”, comenta o gerente do CEI, Fábio Lima.
Somente este ano, no CEI mais de 2 mil atendimentos de urologia. “Podemos dizer que a fila para se consultar com o urologista é quase zero. Mas sempre lembrando que primeiro tem que passar na UBS e consultar com o clínico para ele fazer as orientações, passar os exames depois e caminhar para o especialista. Marabá hoje é um dos poucos municípios onde o paciente é atendido quase que imediatamente pelo urologista”, complementa Fábio.
As ações do Novembro Azul ocorrem em todas as UBS da cidade. “Temos uma agenda com o planejamento dos locais onde acontece o Dia D. Nos finais de semana e feriados estamos fazendo zona rural. Então, o mês de novembro não tem feriado para a campanha Novembro Azul”, destaca Helane Moreira.
Hoje, 14, o dia D também acontece na Unidade Básica de Saúde (UBS) Demósthenes Azevedo à noite. No feriado do dia 15 as ações acontecem na zona rural, mais especificamente na Vila Santa Fé, no fim de semana ainda irá ocorrer ação nas vilas Brejo do Meio, Cristalândia. Antes, na sexta-feira, 17, será a vez da UBS Emerson Caselli.