Novembro Azul: Cipiar participa de programação especial quanto aos cuidados com a saúde do homem
Os idosos atendidos no Centro de Integração da Pessoa Idosa Antonio Rodrigues (Cipiar), tiveram uma manhã de muita informação a respeito dos cuidados com o câncer de próstata. A programação foi organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac) e faz parte da Campanha Novembro Azul.
Antes da palestra, os idosos e servidores do Cipiar ganharam um café da manhã especial e a área do jardim foi o local decorado especialmente para este momento.
“Hoje é um dia especial porque vamos tratar da saúde dos homens do Cipiar, para idosos e servidores. Este mês do Novembro Azul, a secretaria tem a preocupação porque o homem tem essa barreira para procurar fazer os exames e trouxemos especialistas para falar da importância do homem procurar um médico e fazer os exames”, frisou Nadjalúcia Oliveira, titular da Seaspac.
Os idosos do Centro gostaram bastante das explicações dos especialistas e entenderam a importância de se fazer os testes para prevenção do câncer de próstata.
“Eu estou achando boa essa programação, pois aqui todos têm cuidado com nós todos e estamos aqui para participar e aprender mais sobre a nossa saúde”, disse Luiz Nonato da Silva, 73 anos.
A programação oferecida aos idosos e aos servidores do Centro agradou aos participantes, como o cuidador Manoel Dênis Alves. Ele disse que ainda hoje os homens encontram dificuldades de ir ao médico para realizar os exames, pois o preconceito ainda é muito grande.
“Essa programação é importante para conscientizar os servidores a darem a importância para os exames, pois a procura para fazer o exame ainda é muito pequena devido a falta de consciência dos homens em dar a importância devida ao assunto”, disse.
De acordo com a enfermeira Elaine Moreira, da Secretaria de Saúde, todos os postos médicos estão com uma programação especial para atender os homens na coleta para o exame do PSA.
“Nós temos a orientação do Ministério da Saúde para que possamos fazer esse cuidado de forma mais intensiva também com a faixa etária de 50 anos. Mas se tiver fatores de risco, direciona-se para que o homem cuide-se antes dos 45 anos ou 50. Já fizemos a coleta para que possamos dar essa qualidade de vida aos nossos idosos, tanto aqui no Cipiar como também no Lar São Vicente de Paula”, explica.
A Coordenadora do Cipiar, Adriana Ferreira, elogiou a iniciativa e levou para os idosos e demais servidores a necessidade da prevenção.
“Hoje essa campanha serve para a prevenção ao câncer de próstata e para conversar de uma forma mais suave, pois tem ainda muita vergonha no meio masculino e o homem tem essa resistência. Hoje abordamos essa temática que é muito importante, pois para amar o próximo é preciso se amar primeiro”, finaliza.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Karoline Bezerra