Novembro Azul: Mais de 50 homens participam do Dia ‘D’ na UBS Pedro Cavalcante
Uma decoração criativa e com direito a lembrancinhas foi preparada com carinho pela equipe da Unidade, que funciona atualmente em local provisório no bairro Novo Horizonte, mas em breve irá dispor de um ambiente revitalizado e ampliado, na Avenida Transamazônica, bairro Amapá.
O horário estendido desta segunda (27), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Pedro Cavalcante, foi dedicado especialmente ao dia ‘D’ da Campanha Novembro Azul, que busca sensibilizar os homens para os cuidados com a saúde, em relação ao câncer de próstata, além de estender para a prevenção ao diabetes. Os cerca de 55 homens presentes na ação puderam adquirir informações relevantes a respeito do câncer de próstata, por meio das palestras educativas. Além disso, os pacientes receberam atendimentos médicos, com nutricionistas, exames de PSA, pressão arterial e glicemia.
Para o enfermeiro Marcos Rafael Dias, que atua no HMI e foi convidado a palestrar no Dia D, a educação continuada é um método eficaz na prevenção ao câncer de próstata, pela qual os pacientes passam a conhecer melhor o corpo, os sintomas e onde buscar ajuda.
“A gente investe e aposta muito na questão da prevenção em saúde, que é justamente sobre os cuidados antes da doença, e somente com essa educação é que a gente já vai avançar com resultados significativos na saúde do homem, trazendo as formas de tratamento, métodos que temos de diagnosticar a realização do exame, quebrar tabus e desmistificar todo esse cuidado quanto à saúde deles. Inclusive, é aberto um espaço para que os pacientes possam sanar suas dúvidas, fazer perguntas, e assim a gente, às vezes, vai sanando as dúvidas de uma pessoa através da pergunta de outra”, aborda o profissional.
A campanha deste ano vem com o tema “Educação para proteger o amanhã”, cujo objetivo maior é promover o conhecimento a respeito das formas de prevenção, sintomas e tratamento.
“A gente preparou a campanha deste ano com uma pegada diferente. Temos atendimento nutricional, onde o profissional faz o acompanhamento, além de um direcionamento especial em relação à diabetes. É claro que não é só no novembro azul que a gente vai trabalhar essa questão, mas durante o ano todo, nossas UBS’s dispõem de atendimento ao homem. Claro que a gente sabe que ainda existe uma timidez por parte de alguns homens, no entanto, a gente está quebrando essas barreiras com esse tipo de ação, onde a gente quer que esse cuidado possa se perpetuar, não só no novembro azul, mas ao longo do ano, porque cuidar da saúde não é uma coisa só para agora, é um plantar para acolher quando chegar na idade”, ressalta a coordenadora de Saúde do Homem da SMS, Helane Moreira.
A UBS Pedro Cavalcante funciona com horários estendidos toda segunda e quarta, das 18h às 22h, horários onde boa parte da população masculina pode comparecer, segundo a gerente Lohanna Beatriz. Pensando nisso, o Dia D foi realizado às 18h.
“Todo ano a gente sempre trabalha a campanha, e dessa vez está sendo no horário estendido, onde muitos homens que passam o dia trabalhando, terão a oportunidade de vir e coletar o PSA, fazer seus exames. Isso é muito importante, principalmente para nós que temos uma área coberta bem extensa. Hoje conseguimos captar pacientes até mesmo da Vila São José”, afirma a gerente.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) e a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), os exames de PSA devem ser realizados a partir dos 50 anos, quando não houver casos na família, se houver, é importante iniciar o monitoramento aos 45 anos. O PSA é um teste feito a partir da coleta de amostra de sangue do paciente, para rastrear o câncer de próstata.
Quem não perdeu a oportunidade foi o mecânico Antônio Costa, 59 anos, que trouxe mais oito colegas para garantir os exames em dia. “A gente tem que se prevenir. Eu não sinto nada, graças a Deus, mas no futuro eu posso precisar, então, antes de acontecer eu já me previno. Eu convidei e incentivei meus colegas para virem também. Alguns até diziam que não sentem nada. Mas eu alertei que agora podem não sentir, mas quem sabe mais tarde. Por isso você já faz a prevenção”, comenta o paciente.
A ação também foi aprovada pelo aposentado Francisco Moraes, 66 anos, que faz um alerta para que os homens não deixem passar as oportunidades de cuidar da saúde. “É fundamental essa ação aqui, pois é um incentivo muito bom para evitar um problema muito sério que é o câncer de próstata. Muitos homens evitam fazer, mas podem se arrepender. Tem que aproveitar as oportunidades para se prevenir e evitar o pior”, adverte o idoso.
A campanha segue durante o restante do mês, com palestras e testes rápidos em todas as Unidades Básicas de Saúde das zonas rural e urbana. Nesta terça-feira, 28, será a vez da UBS Mariana Moraes, no Km 7, Nova Marabá.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Paulo Sérgio