Sevop: Construção do novo CTA está na etapa de fundação e levantamento de paredes
Um novo espaço está sendo construído para abrigar o Centro de Testagem e Aconselhamento/ Serviço de Atendimento Especializado de Marabá (CTA/SAE), que é vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A obra foi iniciada em fevereiro deste ano pela Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas (Sevop) e fica localizada na Avenida Transmangueira, Folha 25, Nova Marabá. O novo CTA terá 39 salas, incluindo consultórios, atendimentos e duas farmácias.
“Acredito que essa obra é uma concretização da referência que o município tem no atendimento aos pacientes que são referenciados no nosso município para o CTA. Através da gestão do Tião Miranda e do Dr. Luciano Dias, estamos concretizando essa referência do município dentro do estado”, completa Sheila Macedo, diretora do Departamento de Média e Alta Complexidade (Demac) da SMS.
O terreno tem 2.400 metros quadrados, sendo mais de 900 m² construídos. O responsável pela obra, Edson Santana, explica que, na fase atual, os operários estão trabalhando na fundação da obra. “Estamos trabalhando com vigas, baldrames e iniciando a construção em alvenaria, onde serão feitas as repartições das salas”, descreve.
A coordenadora do CTA, Katiane Chaves, afirma que a obra vai beneficiar não só marabaenses, visto que o centro recebe pacientes de outros 16 municípios vizinhos, que compõem a 11ª Regional de Saúde do Pará. “Com certeza vai ser uma estrutura completa e adequada para o atendimento dos usuários SUS [Sistema Único de Saúde]. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Testagem estão juntos no desenvolvimento dessa obra que é tão importante para a saúde”, frisa.
Ainda de acordo com Katiane, com a nova estrutura, o centro estará com a equipe multiprofissional totalmente completa, com base na normativa. “Estarão inseridos nessa equipe um odontólogo e uma nutricionista que hoje não temos, mas com essa nova estrutura teremos condições de atender na totalidade as necessidades dos usuários atendidos nesta unidade”, fundamenta.
O término da obra está previsto para o primeiro semestre de 2024 e o orçamento é de R$ 2.836.699,77, provenientes do erário municipal.
Texto: Fabiana Alves
Fotos: Sara Lopes e Wilielton Cardoso (aéreas)