Obras: Novo estádio municipal entra na fase de colocação do gramado
O novo estádio municipal de Marabá já está com a colocação do gramado na metade do campo e os serviços não param. Na manhã da última terça, 13, os trabalhadores colocaram uma nova camada de terra sobre a areia para receber outra parte da grama. Os serviços tiveram início no dia 22 de março com a implantação do gramado.
“Usamos a terra preta, adubamos e nivelamos para então plantarmos a grama. A grama que utilizamos é a esmeralda. Já foi plantada a metade do gramado”, explicou Edilson Nunes Ferreira, coordenador do setor de paisagismo da Sevop.
De acordo com Edilson Ferreira, a adubação tem por objetivo fornecer a nutrição ideal para o crescimento e produção de uma planta. “Fazemos a irrigação diariamente, pois a água deve ser suficiente para atingir o solo abaixo dos tapetes. Tudo no intuito de acelerar a entrega da obra, que está prevista para o mês de setembro. O paisagismo será uma nova etapa para ser concluída”, pontua.
Outras etapas da construção já foram finalizadas como a pintura das arquibancadas, cabines para as equipes de imprensa, vestiários e parte administrativa. A cobertura da arquibancada está em fase de finalização, o que vai garantir mais conforto para a torcida.
O Estádio Municipal de Marabá foi projetado inicialmente para atender uma capacidade de 21 mil torcedores, no entanto, nesta primeira fase de construção a capacidade será de 3 mil torcedores, com estrutura para ampliação futura.
A estrutura de iluminação está em fase de finalização. Com a conclusão definitiva dessa etapa, serão 98 refletores de 2 mil quilowatts, sendo 50 na parte metálica, estrutura de cobertura da arquibancada, e 48 nos quatro postes, nas laterais do estádio. O campo do estádio mantém as dimensões oficiais da FIFA, sendo 110 metros de comprimento por 75 de largura.
As obras de conclusão do novo estádio municipal estão orçadas em R$ 7.328.627,31 (sete milhões, trezentos e vinte e oito mil, seiscentos e vinte e sete reais e trinta e um centavos). Os recursos são provenientes de convênio entre Prefeitura de Marabá e Governo Federal, por meio da Caixa Econômica Federal.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio Santos
Drone: Sérgio Barros