Semel: Bairro Vale do Itacaiúnas recebe novo polo do Ginástica para Mulheres
Para atender a demanda do bairro Vale do Itacaiúnas e áreas adjacentes, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) inaugurou mais um polo do projeto Ginástica para Mulheres no núcleo Cidade Nova, beneficiando cerca de 120 participantes. As aulas, que são gratuitas acontecem no pátio do Centro Comunitário da Igreja Santa Terezinha, às terças e sextas-feiras, às 18 horas. Este é o segundo polo em funcionamento por lá, o primeiro é realizado na Escola Doralice, às segundas e quartas-feiras, às 18h30. Agora são mais de 20 polos em funcionamento no município.
“É uma satisfação para Semel abrir mais um polo. Para nós é muito gratificante levar atividade física, saúde e bem estar para a mulherada”, ressalta o secretário Thyago Ferraz.
Audinete Conceição Silva é a professora da turma, que iniciou as atividades com todo pique. Garrafinhas e cabos de vassoura são materiais improvisados que auxiliam nas aulas. O objetivo é fazer com que as alunas alcancem os resultados que buscam no projeto. “A gente não faz só dança, fazemos vários exercícios em 40 minutos para elevar o cardio, conseguir o emagrecimento para quem quer ter, ganhar massa. A gente trabalha com isso, ganho de massa e perda de gordura, mas principalmente melhorar a saúde”, enfatiza.
Arine Costa, coordenadora do Centro Comunitário Santa Terezinha, destaca a importância da parceria com a Prefeitura em benefício da comunidade local. “Esse movimento beneficia a comunidade, o bairro em si e os adjacentes, na melhoria da saúde e autoestima das mulheres, por isso, cedemos o espaço para acontecer as atividades”, afirma.
Cheia de energia, Marilene Guimarães, 56 anos, fez a aula inaugural animada, pois sabe dos benefícios da prática de atividade física. “É saúde, estética muito boa. Muitas mulheres não têm condições de pagar uma academia e esse projeto é aberto numa boa hora para nós mulheres, que muitas das vezes estamos em casa sem fazer nada. Então, tem esse espaço pra gente vir praticar esse exercício, que é muito bom pra mente, para o corpo, para pessoas que estão em depressão”, comenta.
Kátia Cristina Rodrigues, 36 anos, também estava feliz com o novo compromisso. Ela organizou as coisas em casa, deixou os filhos com o marido e foi cuidar um pouquinho de si. “O nosso bairro estava precisando porque a gente saía daqui para outros bairros. Mas agora com esse benefício estou amando, gostando”, disse.
Serviço
Na Nova Marabá, o projeto acontece no Ginásio da Folha 16, na Cajum (próximo à Equatorial Energia), na Folha 33 (galpão do Ronaldo da 33), no Cidade jardim (rua ao lado da panificadora galeria do pão) e no Bairro Araguaia (na Escola Flávio Alves).
Na Marabá Pioneira, na Quadra onde tem festejo junino e na Praça São Félix de Valois (este último às 6h da manhã).
Na Cidade Nova, no Amapá (Associação de mulheres), na Praça São Francisco, no bairro Laranjeiras (ginásio Deuzuíta), na Liberdade (praça da liberdade e na obra Kolping), no Jardim União (anexo do CRAS), no Carajás (Associação de Moradores) e no Vale do Itacaiúnas (na escola Doralice e no pátio da Igreja Católica).
Em São Félix, na Praça dos Sonhos, na Quadra do São Félix Pioneiro, e na Quadra do Conjunto Tiradentes.
Em Morada Nova, no Ginásio Herlon Carlos.
Na Zona Rural, nas Vilas Murumuru e Sarandi.
A Secretaria de Esportes (Semel) funciona no Ginásio Poliesportivo, na Folha 16, Nova Marabá.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento