Obras: Avenida Gaiapó, no bairro Liberdade, recebe drenagem

Enquanto isso, ruas São Francisco e João Araújo Silva, no núcleo Cidade Nova, recebem terraplanagem. Serviços também contemplam rua Villa Lobos, bairro da Paz, e Travessa Goiás, no bairro Liberdade

Na fala de praticamente todos os moradores mais antigos da Avenida Gaiapó, no bairro Liberdade, o desejo é um só: ver o sonho deter a rua asfaltada virar realidade. Eles contam que já são mais de 30 anos de espera, convivendo com os transtornos diários causados pela lama, poeira e os buracos.

Seu Francisco das Chagas Marques da Silva tem uma pequena mercearia. Ele conta que no mês de julho completa 30 anos morando na Avenida Gaiapó, onde atualmente a Prefeitura de Marabá realiza o serviço de drenagem na via. “Aqui era muito ruim, no verão era poeira e no inverno muita lama porque descia água de todas as ruas e parava aqui na nossa. Alagava tudo, a água batia no meio da casa, e hoje estamos muito felizes e queremos agradecer porque estava difícil a situação aqui e isso vai melhorar a vida de todos nós aqui”, relatou.

Seu Francisco das Chagas

O serviço de drenagem na Avenida Gaiapó está na fase de colocação das manilhas para o escoamento das águas pluviais. O trecho fica entre as ruas Ademir Martins e Manuel Bandeira. Posteriormente será feita a terraplanagem para na sequencia vir o asfalto. “Cheguei aqui era só uma vala e hoje vendo esse serviço ficamos satisfeitos. Aqui tudo alagava, casas iam para o fundo e morar aqui era um sufoco e hoje vendo os serviços chegando, ficamos alegres com tudo isso”, contou seu Mauro Martins, morador do bairro Liberdade há 35 anos.

Seu Mauro Martins

No bairro Cidade Nova, divisa com o bairro Laranjeiras, também estão sendo realizados serviços de infraestrutura na ruas São Francisco e João Araújo Silva. As máquinas fazem o trabalho de terraplanagem, preparando a via para receber a pavimentação. Uma espera dos moradores também de décadas.

De acordo com as pessoas que residem no local, mesmo o lugar ser próximo do centro comercial do bairro, como postos de combustíveis, feira, Unidade Básica de saúde e vendas em geral, ainda não havia recebido serviço infraestruturais na via.  “Há 35 anos que moro aqui e agora que está chegando o serviço, e aqui é próximo de tudo. Agora é qualidade de vida que chega e vai melhorar. Nosso ambiente precisa, isso é o nosso retorno em pagar impostos”, disse o senhor João Penúgio, morador da rua São Francisco.

Seu João Penúgio

Vale ressaltar que no núcleo Cidade Nova, os serviços de infraestrutura acontecem também nas ruas Villa Lobos, bairro da Paz, na Travessa Goiás e Avenida Gaiapó, no bairro Liberdade, e nas vias São Francisco e João Araújo Silva, no bairro Cidade Nova, divisa com o bairro Laranjeiras.

Veja outras fotos da Avenida Gaiapó:

 

Texto: Victor Haôr 
Fotos: Paulo Sérgio

Acessibilidade