Obras: Bairro Nossa Senhora de Aparecida vai ganhar novo posto de saúde

Marabá vai ganhar mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS), que irá atender os moradores do bairro Nossa Senhora de Aparecida, conhecido como Coca-Cola. Hoje os moradores do bairro são atendidos pela UBS Mariana Moraes, no KM 7. O objetivo é dar mais comodidade aos moradores dos dois bairros, diminuindo filas e facilitando os atendimentos.

O posto contará com quatro novos profissionais de saúde (dois médicos e dois enfermeiros), que estão sendo incorporados ao quadro do município, através do Concurso Público realizado em 2019. A nova unidade contará com quatro consultórios, sendo dois médicos e dois farmacêuticos. Além disso, será um dos postos do município que terá sala odontológica com duas cadeiras. O prédio está passando por uma ampliação para acréscimo de outras salas para o Cartão SUS e regulação. Além de farmácia, auditório, sala de vacina e PCCU, a UBS será a primeira do município a ter sala de inalação coletiva.

Com as obras já quase concluídas, nessa semana a parte elétrica será finalizada, bem como a instalação dos aparelhos de ar-condicionado e o paisagismo. Restando apenas a pintura e os últimos retoques. Segundo a Diretora de Atenção Básica do Município (DAB), Monica Borchat, os equipamentos e os móveis já chegaram e estão em posse da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). “Estamos apenas aguardando a conclusão da obra e teremos uma data para essa importante inauguração”, comenta.

Jaime Pinto

Os moradores do bairro Belo Horizonte também vão receber uma unidade de saúde completamente reformada. As obras na UBS Jaime Pinto estão em fase inicial. No momento, está sendo feita a troca do piso e do telhado. Além disso, o projeto contempla a criação de um auditório para as ações de conscientização, sala de arquivos e melhora da parte do consultório odontológico e farmácia.

Também estão sendo trocadas as partes hidráulica e elétrica, portas, janelas, que serão substituídas por esquadrilhas de vidro temperado. A unidade receberá uma pintura nova e paisagismo.

A UBS Jaime Pinto não passava por uma reforma há mais de 10 anos e era um pedido da comunidade local. A UBS possui uma alta demanda de pacientes idosos e as melhorias visam não só facilitar a logística e melhorar o tratamento dos pacientes como auxiliar no aumento do fluxo da demanda. A previsão de conclusão da obra é para maio deste ano.

A UBS está funcionando provisoriamente na sede do antigo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), localizado entre as ruas Dr. Geni, Simplício Costa e Avenida Brasília, com o mesmo número de senhas. A exceção é apenas para o serviço de odontologia, que se encontra parado até o retorno para o local original. A UBS atende em média 400 pacientes por semana.

Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio 

Acessibilidade