Obras: Construção do novo prédio do Procon está na fase de acabamentos
Aos poucos o prédio onde funcionava a delegacia de Polícia Civil, na Marabá Pioneira, está se transformando em espaço moderno que vai abrigar a sede do órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). O antigo prédio, doação do Governo do Estado ao município, estava com parte da estrutura comprometida, que já foi reconstruída.
A obra manteve a parte da estrutura histórica do prédio. O novo espaço terá um amplo salão de atendimento ao consumidor, salas de conciliações, sala para reuniões do conselho de defesa do consumidor, sala das diretorias, departamento jurídico, coordenação e estacionamento.
A coordenadora do Procon em Marabá, Zélia Lopes, conta que a construção de um prédio próprio para o órgão é um marco histórico na defesa do consumidor. Segundo ela, em poucos municípios do país o Procon funciona na própria sede. “Ter uma sede própria é um sonho, será mais estrutura para o consumidor. O público do Procon é hipossuficiente, é aquele consumidor que não tem a quem recorrer, então ter um órgão para atendê-los isso é espetacular”, definiu.
Agora os operários trabalham nos acabamentos do prédio de dois pisos. No piso inferior foi instalado o sistema elétrico, que já está sendo na parte superior. O sistema hidráulico também está em fase de conclusão. De acordo com Zélia Lopes foi aberta licitação para aquisição dos novos móveis. “O Procon é de todos. Queremos agradecer a atual gestão do município por ter essa visão e sensibilidade para poder atender com mais estrutura a população do município”, concluiu a coordenadora.
O novo prédio do Procon está orçado em R$ 808.921,20, provenientes de recursos próprios. A previsão para inauguração do novo Procon é outubro deste ano.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio dos Santos