Fala Povo: Drenagem e pavimentação em concreto continuam em diversos trechos da cidade
A semana começou, mas os serviços de pavimentação em concreto já estão em conclusão. As equipes das empresas terceirizadas pela Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas (Sevop) seguem a todo vapor para finalizar a concretagem, calçamento e meio-fio em várias vias pela cidade, além dos trabalhos de drenagem em alguns pontos, fundamentais para evitar alagamentos.
No bairro Santa Rosa, Marabá Pioneira, os 450 metros de pavimento na Rua São Pedro já estão finalizados. Agora os operários atuam no meio-fio e em seguida, no calçamento dos dois lados da via.
A diferença já é notada pelos moradores do bairro. O aposentado Francisco Sebastião, 75 anos, reconhece a evolução do percurso que ele faz há mais de 20 anos.
“Eu sempre andei nessa rua e era feio. quando não era poeira, era lama. Agora está bom demais. Está difícil até de tropeçar porque não tem nem onde, de tão bonito e vai ficar melhor ainda com a calçada”
Na Folha 25, as equipes devem finalizar os 54 metros de concretagem restantes esta semana, iniciando logo em seguida o meio-fio e calçamento. Além disso, a Rua 28 de Janeiro recebe a continuação dos serviços de drenagem iniciados nas ruas paralelas, com o objetivo de levar o curso natural da grota e evitar alagamentos.
A satisfação e reconhecimento toma conta dos moradores, em especial os pioneiros, que acompanharam a evolução das ruas e os antigos transtornos.
“Minha rua era cheia de lama ou poeira. Mas hoje recebemos uma bênção, pois eles estão concretando e agora vai ser cem por cento melhor do que era. Vai dar para andar a pé, de moto e de carro, além de valorizar as casas”, declara a dona de casa Maria Antônia da Conceição, 49 anos, que mora na Folha 25 desde 2004.
A moradora Valéria Cristina, 31 anos, comenta que a poeira era um vilão para as pessoas com problemas de pulmão, além das crianças que sofriam no verão.
“Mas graças a Deus está vindo a pavimentação e a gente está muito feliz por isso. A cada dia, a gente espera melhorias para todos nós”, afirma.
O aposentado José Raimundo da Costa, 64 anos, está contente em poder pedalar sua bicicleta sem preocupações em sujar ou atolar.
“Essa rua era muito ruim e para gente passar era difícil. Às vezes éramos obrigados a parar e empurrar a bicicleta. Agora não vai ter preocupação, com tudo bem organizado e pavimentado”, declara o morador.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Paulo Sérgio