Obras: Educadores comemoram avanço das obras do NEI Deodoro de Mendonça
“A emoção é muito grande pois a comunidade já esperava a muito tempo. O novo prédio vai oferecer mais espaço para a recreação dos alunos. Tudo isso servirá para evolução das crianças. Estamos passando por um momento muito importante em nossas vidas”, relatou a coordenadora pedagógica da escola, Fatima Guedes.
Uma nova história está prestes a começar para os educadores do Núcleo de Educação Infantil (NEI) Deodoro de Mendonça, localizado no bairro Francisco Coelho, na Marabá Pioneira. A expectativa está alta com a construção do novo prédio, que já está em etapa bastante avançada e promete iniciar um novo ciclo com os alunos.
A professora, Luzia da Silva Araújo, está há 14 anos no NEI e diz que era um sonho trabalhar em um ambiente escolar onde houvesse mais espaço para as crianças e melhores condições de trabalho. Desejo que agora se transforma em realidade.
“Muita ansiedade. É um sonho que será realizado. Nós trabalhamos com crianças pequenas e nossas expectativas são as melhores, pois teremos salas mais ampliadas, mais estrutura e mais conforto. Trabalhar com público infantil é um aprender todo dia”, diz a educadora.
O antigo prédio, onde funciona atualmente o NEI Deodoro de Mendonça, está localizado em frente à praça Francisco Coelho, no bairro de mesmo nome. São duas salas de aula, dois banheiros, sala administrativa e pedagógica e cozinha. O prédio, segundo os professores, existe há 50 anos e era uma extensão da escola José Mendonça Vergolino.
“Quando começou era uma extensão da escola José Mendonça Vergolino e atendia alunos da alfabetização à 4ª série. Ao longo dos anos foi criado um NEI para atender as crianças do bairro Francisco Coelho. É uma das escolas mais antigas, pois foi construída no local onde Marabá foi fundada”, explica a diretora do NEI, Josiane de Almeida Lima.
Ela explica que apesar de ter um laço de afetividade com a escola é necessário um novo espaço para atender todos os alunos com mais eficiência e conforto.
“É uma relação de muito carinho, porém, sabemos que aqui é um espaço pequeno e a gente se apega, mas estamos aguardando o nosso novo espaço. Mais amplo e com área de recreação para as crianças, um prédio moderno com acessibilidade. Estamos felizes e também ansiosos para que em breve estejamos na nova escola”, comemora a educadora.
O novo prédio está sendo construído na rua 5 de Abril, distante pouco mais de 500 metros do anterior. Nele estão sendo construídos 4 salas de aula, laboratórios de informática, sala de leitura, sala do setor administrativo e pedagógico, copa, cozinha, duas áreas de recreação e parquinho.
“Já está sendo finalizado a colocação da estrutura metálica da cobertura, que chamamos de tesouras. Logo após finalizaremos a cobertura completa. A etapa seguinte será a parte interna, os acabamentos das salas e outros setores”, explicou o engenheiro Eduardo Bogaz, da Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop).
Atualmente o NEI Deodoro de Mendonça atende 85 alunos de 3 a 5 anos no maternal e jardim I e II, nos dois turnos. Devido a pandemia do novo Coronavirus as aulas estão acontecendo de forma remota, sempre com o acompanhamento dos pais.
A coordenadora pedagógica da escola, Fatima Guedes, diz estar emocionada com o andamento das obras.
“A emoção é muito grande pois a comunidade já esperava a muito tempo. O novo prédio vai oferecer mais espaço para a recreação dos alunos. Tudo isso servirá para evolução das crianças. Estamos passando por um momento muito importante em nossas vidas”, relatou a coordenadora.
Texto : Victor Haor
Fotos: Paulo Sérgio