Obras: Em etapa de conclusão, ETE Itacaiúnas vai atender mais de 2 mil famílias

0

A Estação Elevatória de Esgoto (ETE) Itacaiúnas recebeu, nesta quarta-feira (11), o Reservatório Hidropneumático (RHO), um tanque que age como um amortecedor para proteger a bomba do reservatório, esta é a última última peça para integrar todo o conjunto de funcionamento da ETE.

O engenheiro Jaime Pessoa, da empresa responsável pela construção da ETE, explica que o RHO, funciona como uma espécie de proteção ao sistema. “O tanque serve como um amortecedor, quando a bomba é desligada e os resíduos tendem a voltar, ela amortece a pressão que a bomba poderia receber. Ele é um tanque de amortecimento do impacto que a bomba receberia, vai amortecer o retorno do fluxo, evitando o fechamento da tubulação”, explica.

Com a chegada do Reservatório Hidropneumático resta apenas a montagem das conexões que compõem o sistema do RHO. “Essa instalação desta última peça é a última etapa da obra, era o que estava faltando. Tem agora o tanque e suas conexões elétricas que também estão chegando, e até sexta-feira (20) já realizamos a instalação também as conexões e aí sim estará concluída a obra”, afirma o engenheiro.

Jaime Pessoa explica também que, depois de instalado, o reservatório tem capacidade para atender a demanda de até 2 mil famílias, sendo que hoje já está preparada para atender as primeiras 800 famílias das folhas 26 e 23. “Durante a implantação do sistema foram colocados mais de 2 quilômetros de tubulação de ferro fundido de 350mm interligando as estações da Nova Marabá, ETE Itacaiúnas e Cidade Nova, daqui a duas semanas as estações já poderão estar funcionando em fase de testes”, conclui o engenheiro Jaime Pessoa.

Texto: Victor Haôr
Fotos: Hilton Rodrigues 

 

Nenhum Comentário

ACESSIBILIDADE
X