Obras: Equipes do SSAM, Postura e Sevop trabalham na limpeza de grotas e bueiros
O início do mês de outubro está sendo marcado pelos serviços de limpeza em canais e bueiros da cidade em todos os bairros. O objetivo é evitar possíveis alagamentos em diversos trechos, que historicamente são marcados pelas enchentes devido ao transbordamentos de canais e bueiros entupidos.
Na manhã desta segunda-feira (11), as equipes da Sevop (Secretaria de Viação e Obras Públicas), SSAM (Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá) e do Departamento do Código de Postura trabalhavam na abertura do canal na Avenida Sororó, que atravessa os bairros Liberdade e Jardim União para ampliar a vazão da água da chuva e reduzir os riscos de alagamentos em diversas ruas do bairro Liberdade.
Para a ampliação do canal foi preciso a suspensão temporária do trânsito, já que houve necessidade de abrir a camada de asfalto. O novo canal terá agora 3,47 metros de profundidade, 4,20 metros de largura e 34 metros de comprimento, somente no trecho que vai receber as manilhas duplas de 1,2 metros. No entanto, a drenagem no local está bem maior, chegando a mais de 50 metros.
“A antiga drenagem estava acima do nível e da galeria normal, que vem da Avenida Brasil e Rua Adelina, onde há registros de alagamentos. Tivemos então que remover as manilhas existentes e rebaixar a cava em mais de 2 metros para poder a vazão da água chegar até aqui”, explicou Túlio Rosemiro da Silva Pereira, Coordenador do Código de Postura do Município.
Os serviços tiveram início na sexta-feira (8) e a previsão para finalização é nesta terça-feira, dia 12. Em outros pontos da cidade mais serviços vêm acontecendo de limpeza de bueiros, grotas e canais. Na Avenida Paraíso uma equipe do SSAM realiza a limpeza de bueiro no canteiro principal da avenida.
“São serviços essenciais que estamos realizando em toda cidade. Temos equipes trabalhando aqui no bairro Liberdade, na Nova Marabá nas folhas 15 e 16, na Grota Criminosa na folha 22 e também no núcleo de São Félix, e é importante nos anteciparmos ao período de chuva”, informou Odilon Cerqueira, chefe da limpeza urbana do município.
Odilon também orienta a população quanto ao destino correto do lixo para não ir parar nos bueiros e canais para evitar possíveis alagamentos. “Estamos fazendo nossa parte e pedimos para que a população também possa fazer a parte dela para que não tenhamos problemas de alagamentos em nossa cidade”, concluiu.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Sérgio Barros