Obras: Últimos ajustes para inauguração da escola Albertina Moreira, na Folha 06
A comunidade da Escola Albertina Sandra Moreira dos Reis, na Folha 6, Nova Marabá, está cada dia mais próxima de receber da Prefeitura de Marabá, um espaço totalmente revitalizado. A equipe do Serviço de Saneamento Ambiental (SSAM) está trabalhando nos últimos ajustes, nesse momento com foco no paisagismo, para concluir as obras, no entanto, já é possível perceber um ambiente mais agradável.
A revitalização da Escola Albertina contemplou todos os espaços da escola, a exemplo das salas de aula, antes com janelas de grades, mas que foram fechadas para receber a climatização. Houve ampliação na sala do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e dos banheiros, com a existência de mais um adaptado para acessibilidade.
Outra mudança importante está na cozinha, agora mais ampla com todo o revestimento cerâmico trocado, bem como, o bloco administrativo. O telhado e o forro foram substituídos onde estavam danificados. O piso é de granitina e a quadra também está reformada com cobertura, piso e iluminação novinhos. Um detalhe da revitalização é que deixou o ambiente escolar mais moderno com sistema de combate a incêndios.
Marcelí Izaias Silva, gestora da escola, diz que as expectativas para a conclusão das obras são grandes, enfatizando os detalhes. “A escola vai receber centrais de ar. Também foi beneficiada com um projeto esportivo de uma pista de atletismo com quadra de areia, ela está pra licitação e estamos aguardando. Ainda temos o projeto Horta ‘Quintal da Vovó’, da Secretaria de Agricultura, que está sendo organizado pra fazer também. São detalhes importantíssimos pra finalização dessa obra. O paisagismo está acontecendo, tem a fachada pra pintar, inclusive com arte do Bino [Sousa]”, pontua a diretora.
A escola municipal Albertina Moreira está localizada na Folha 6, e atende crianças do 1º ao 5º ano, tendo atualmente 470 alunos, distribuídos em 19 turmas, por 10 salas de aula, em dois períodos, manhã e tarde. O prédio conta ainda com sala de informática, sala de leitura e de recurso para alunos especiais. Além disso, a escola desenvolve projetos como o de recreação dirigida, o qual trabalha com a sociabilidade das crianças, inclusive comportamento na hora do recreio, durante a alimentação escolar, bem como, conscientizá-los a zelar pela escola, dentre outros.
O prédio construído há 12 anos, na época por meio de uma parceria entre a Associação de Moradores e o Governo do Estado, nunca havia sido reformado antes, comprometendo a estrutura física da escola e até mesmo o aprendizado dos alunos. A EMEF recebe o nome de uma professora do município, que trabalhou na escola Pedro Cavalcante, na Folha 12, e morreu vítima de câncer. Albertina Sandra era esposa do ex-vereador Ademir Martins.
A previsão para inauguração da escola é para o início das aulas, em 2022. Para isso, ainda será concluída a pintura da parte externa e caixa d’água. O valor total da reforma chegou a R$ 641.548,34 (seiscentos e quarenta e um mil, quinhentos e quarenta e oito reais e trinta e quatro centavos), custeada com recursos próprios da Prefeitura de Marabá.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio