Sevop: Obras da Escola Inácio Moita avançam para a quadra esportiva
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Inácio de Souza Moita, no KM7, o ambiente está ficando cada vez melhor e isso já reflete na autoestima de servidores e alunos da escola, que está sendo revitalizada e as obras começaram a ganhar novo ritmo, aumentando as expectativas da comunidade.
Os trabalhos agora estão concentrados na rampa, onde as paredes serão substituídas por grades, aproveitando melhor a iluminação natural. Além disso, os trabalhadores iniciaram os serviços para a cobertura da quadra.
No pavimento superior, foram realizados vários serviços, como pintura e pisos novos de granilite, bem como, no pavimento inferior, onde foi feita a recuperação do piso do pátio, a fundação da quadra poliesportiva, a pintura do bloco administrativo e circulações e serviços elétricos. A revitalização contará com pintura completa, instalação do sistema de combate a incêndios, revisão das instalações hidrossanitárias, revisão e adaptação das instalações elétricas.
Todas as 14 salas de aula, assim como biblioteca, sala de informática e cozinha estão sendo atendidas com as melhorias. Em relação à ampliação, a escola está ganhando dois banheiros novos, sendo um deles no pavimento inferior. Os demais serão reformados.
De acordo com a engenheira Ana Paula Romeira Silva, da Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas, a obra encontra-se com quase 40% de execução. “Toda a revitalização fará as adequações arquitetônicas necessárias para a garantia da acessibilidade na escola”, garante.
A previsão de conclusão do serviço é para o primeiro semestre de 2022. A gestora Ana Francisca Nocetti está contente com o andamento das obras. “No primeiro momento, está trazendo conforto. Essa escola tinha característica de presídio, muito feio. Além desse conforto, proporcionou um aprendizado, um prazer de vir à escola, de ficar na escola. Traz espaço, alegria, contentamento, esperança. Hoje os alunos dizem que estudam na escola Inácio. Quando chegamos aqui, há cinco anos, tínhamos por volta de 470 alunos, hoje, fechamos a estatística com 910 alunos”, avalia.
Ainda segundo a professora Ana, a revitalização da EMEF Inácio iniciou primeiro de dentro para fora, na parte pedagógica e disciplinar. As obras vieram pra fortalecer a identidade da escola. “Os pais já nos procuram porque não temos mais vagas, e é só pela credibilidade, espaço, profissionais. Apesar da pandemia, temos medalhistas. Aqui os professores de Educação Física estão com um projeto disciplinar, enquanto a quadra não fica pronta”, informa a gestora.
Diante da nova estrutura, Yuri Thierry Gomes, estudante do 8º ano, já consegue vislumbrar as melhorias do ambiente escolar. “A escola estava quebrada, tinha muitos buracos, a quadra também estava bem esburacada. Agora tá muito melhor, tá pintando, ajeitando a quadra, minha expectativa é que vai ficar muito melhor. A sala de aula tá pintada não tem mais aqueles desenhos na parede” disse o menino.
As obras de reforma da EMEF Inácio Souza Moita são oriundas de recursos próprios do município, orçada no valor de R$1.106.149,50.
Veja outras fotos:
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento