Obras: Ampliação da Escola Julieta Gomes Leitão alcança 30% dos serviços finalizados
A Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas (Sevop) trabalha com várias equipes em serviços de reforma, ampliação e construção de escolas por todos os núcleos da cidade. Uma delas é Escola Julieta Gomes Leitão, localizada no núcleo São Félix, e já está em 30% dos serviços de revitalização e ampliação do prédio concluídos.
Atualmente, uma parte dos 18 trabalhadores atua na etapa das vigas, para a colocação do telhado, enquanto os demais finalizam a reforma de um dos pavilhões, conforme explica o mestre encarregado da obra, Ariclenes de Alencar.
“Nós estamos colocando as janelas e pintando as salas da reforma desse pavilhão aqui, porque a gente quer entregar para os alunos virem para esse lado, e, assim, a gente poder começar a mexer na outra parte. Tem a pintura, o teto, janelas, o chão e instalações elétricas, que vão ser todas trocadas. Daqui para março já vai estar liberada”, pontua, destacando que, até o final do semestre, toda a cobertura da parte de ampliação será finalizada.
A obra deve entregar mais seis salas de aula, além de revitalizar as oito já existentes. Também será entregue uma quadra poliesportiva coberta, refeitório mais amplo, com cozinha, despensa e área de serviço. Todos os banheiros serão ampliados e haverá acessibilidade em toda parte do novo prédio.
Fundada na década de 1990, a Escola Julieta Gomes Leitão atende cerca de 600 alunos, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A diretora Francisca das Chagas Lopes ressalta que, para manter as aulas junto ao processo de reforma, foi adotado o sistema semipresencial com as crianças.
“A gente atende 50% semana. Os outros 50% ficam em casa com a atividade dirigida. E aí a gente vai intercalando as turmas. Mas tá todo mundo feliz em saber que logo, logo teremos uma escola moderna, muito ampla, com quadra coberta e salas arejadas. Realmente a escola dos sonhos”, afirma.
A escola terá um espaço moderno e uma entrada ampla, do início até o final, o que deve promover áreas mais arejadas e bem dinâmicas aos alunos. “Aqui a gente trabalha com adolescentes na faixa etária de 12 aos 15 anos. E tenho certeza que a reforma da escola e a ampliação vão trazer para o espaço físico uma qualidade melhor de aprendizagem para eles. Estou aguardando ansiosamente vê-la 100% reformada”, expressa a gestora.
A expectativa em receber um espaço totalmente revitalizado é notável junto aos educadores, um deles é Mayara Santos, que já foi aluna da escola e agora é professora da disciplina História.
“Quando eu era aluna dessa escola, eu passei por todas as salas que estão aqui. E a expectativa é muito grande, porque a nossa escola precisa, de fato, os nossos alunos, a nossa comunidade precisa. Vai ser melhor, mais espaçoso. Então, eu acredito que a comunidade tem só a ganhar. É gratificante eu, enquanto professora de história, poder participar desse processo. É um processo histórico. Quando eu estudava aqui, a gente sempre ouvia falar, quando era aluno, que essa escola iria ganhar uma reforma. E, agora, ver essa reforma acontecendo é muito gratificante”, declara.
Confira outras fotos:
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Sara Lopes