Obras: Escola Municipal Irmã Theodora recebe revitalização e ampliação

Toda essa mudança, o espaço totalmente melhorado, deixa tanto o professor, quanto a equipe que trabalha conosco melhor. Vai atender muito melhor a comunidade. É reconstrução em todos os sentidos

A revitalização da Escola Municipal Irmã Theodora, localizada na Avenida Paraíso, no bairro Liberdade, está cada vez mais próxima de ser concluída. Os blocos das salas de aulas e o administrativo já estão finalizados com toda a parte elétrica, hidráulica e pintura renovada.

A escola que teve sua estrutura física e curricular reorganizada, conta também com banheiros novos, cozinha mais ampla e demais espaços pedagógicos totalmente revitalizados, inclusive com acessibilidade para atender pessoas com necessidades especiais.

De acordo com a equipe de engenharia da Secretaria de Viação e Obras (Sevop), a escola recebeu piso novo tipo granitina, portas reforçadas com chapa de ferro, além de centrais de ar, já que no próximo ano letivo será totalmente climatizada.

Ligia Amaral, gestora da EMEF Irmã Theodora, destaca que o bloco administrativo será organizado e ocupado nos próximos dias para atender a comunidade que sonhava com a reforma e acompanha os trabalhos a cada ida ao prédio nas buscas pelas atividades.

“Quando eles vêm à escola neste momento pra receber os cadernos de atividades eles passeiam pela escola, vão aos ambientes, querem ver tudo e ficam eufóricos pelo retorno. Veem a escola com um novo olhar, diferente, um ambiente mais receptivo”, enfatiza a gestora.

Ligia Amaral, gestora da Escola

Para a diretora, a gratidão é o que melhor descreve o sentimento diante da transformação por qual a escola vem passando nos últimos meses. “É muita responsabilidade, vai ser um grande processo de reorganização e de zelar por esse ambiente para que ele permaneça assim tão belo e acolhedor. Toda essa mudança, o espaço totalmente melhorado, deixa tanto o professor, quanto a equipe que trabalha conosco melhor. Vai atender muito melhor a comunidade. É reconstrução em todos os sentidos” reforça Ligia.

A escola irmã Theodora foi inaugurada no dia 23 de fevereiro de 2000, atendendo atualmente 654 alunos no segundo segmento do ensino fundamental, 6º ao 9º ano, em turnos manhã e tarde. Já no período da noite atende alunos do ensino médio. Ao todo, trabalham por lá 44 servidores. Vale ressaltar que a escola está em processo de transformação para colégio cívico-militar, a exemplo do colégio CMRio, antigo CAIC, na Folha 13, sendo assim o segundo a ser implantado no município nesta modalidade.

Paralela à revitalização, os serviços de manutenção também estão acontecendo. A caixa d’água ganhou escada novinha nesta terça-feira (01). A revitalização da EMEF Irmã Theodora é oriunda de um convênio entre a Prefeitura e a Vale e está orçada em R$ 773.736,18. Este contrato não contempla a reforma do ginásio que só deve ser revitalizado posteriormente.

Mais fotos:

Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento