Obras: Escola São Félix passa por revitalização
Toda obra contempla readequação do espaço para atender normas de acessibilidade
A Prefeitura de Marabá deu início a revitalização total da Escola Municipal de Ensino Fundamental “São Félix”, localizada no bairro São Félix Pioneiro. Nos primeiros dias de obras, há duas semanas, os trabalhos estavam concentrados no retelhamento do prédio e agora já se estendeu para a revitalização da cozinha e também salas de aulas da parte superior do prédio.
De acordo com Rafael Silva, engenheiro da Secretaria Municipal de Viação e Obras (Sevop), com a nova cobertura da escola será resolvido um dos maiores problemas do lugar, que são as infiltrações.
“Será feita toda a retirada do telhado quebrado e será trocado. Ela também tem uma calha toda em volta que será impermeabilizada com manta asfáltica para impedir de entrar água. O piso cerâmico da cozinha e dos banheiros serão retirados e colocados piso de alta resistência que é o piso korodur, onde já tem esse piso será lixado e resinado. Haverá toda a troca do revestimento, louças, da cozinha e dos banheiros”, informa o engenheiro sobre as obras.
Além disso, as obras contemplam ainda a revisão e troca das esquadrias de ferro (janelas e portas), bem como, uma readequação no bloco administrativo / pedagógico que passará a contar com uma sala de leitura maior para os alunos.
Outra mudança importante é a readequação do espaço para atender as normas de acessibilidade, assim como, a implantação do sistema de combate a incêndio, com luminária e hidrante. A escola ganhará uma nova caixa de água para esse sistema. A cobertura da rampa que dá acesso à parte superior da escola será outra novidade no prédio.
A revitalização renovará toda a parte elétrica e hidrossanitária, mas também a pintura interna e externa do lugar. Já o serviço de paisagismo deve acontecer ao fim das obras previsto para o segundo semestre.
A escola conta com 8 salas de aulas, sala de leitura, sala de professores, secretaria, sala da direção, dois banheiros masculino e feminino para alunos, em cada piso, com cinco sanitários, inclusive PcD; banheiros para professores, cozinha, depósito e refeitório.
Comunidade escolar está feliz com início das obras
Na EMEF São Félix, atualmente estão matriculados 566 alunos distribuídos entre turmas do 6º ao 9º ano. Joselma Barbosa, vice-diretora da escola, afirma que por conta da reforma, a escola tem ofertado o ensino híbrido, com turmas se revezando semanalmente. Mas enfatiza que o esforço é válido diante da realização desse sonho da comunidade escolar.
“Já tem um certo tempo que estávamos aguardando. Muitas outras vezes vieram fazer medições, mas no final do ano passado recebemos a notícia que seria feita a reforma tão aguardada. Nós teremos a recompensa que é a escola revitalizada. É a realização de um grande sonho, um ambiente confortável para nós e comunidade. A gente trabalhar num espaço agradável e bonito, com certeza ajuda no ensino aprendizagem”, ressalta a gestora.
Maximus Rodrigues Santos estuda na EMEF São Félix, há 4 anos, e está feliz pela chegada das obras, apesar de já estar praticamente se despedindo da escola. Ele cursa o 9º ano.
“Uma melhora para a escola, para todos os alunos que vem para o sexto ano que vem, vai melhorar muito. Sentia falta de pintura, ventilador. A expectativa é grande, imagino que ficará muito bonita”, disse o adolescente.
Luis Guilherme Andrade, aluno do 8º ano, disse que já se sentia bem na escola antes da reforma, mas agora a expectativa é de ver uma escola renovada.
“Precisa melhorar a pintura, o que tá quebrado, porque a escola é bonita, então só vai ficar mais bonita”, avalia o aluno.
A revitalização da escola São Félix é oriunda de recursos próprios da Prefeitura de Marabá, no valor de R$ 972.639,80, a empresa contratada é a S&S Construtora.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio