Obras: Escola São Félix ganha a primeira revitalização
Localizada no núcleo de São Félix Pioneiro, a escola que leva o nome do santo que homenageia o bairro, passa por sua primeira revitalização desde a sua inauguração há mais de 10 anos. A Escola de Ensino Fundamental São Félix estará completamente transformada em breve.
O prédio foi construído com dois blocos, o térreo e o piso superior, onde é realizado a maior parte dos serviços nesta primeira etapa da revitalização. Uma passarela sem cobertura dá acesso ao piso superior, mas no projeto atual será construída a cobertura da passarela.
“Devido à falta da cobertura, em dias de chuva era uma dificuldade passar de um bloco para o outro. Quem estava lá em cima não descia e quem estava embaixo não podia subia”, explica a professora Helena Alves Pina, gestora da escola há 5 anos.
“Quando a escola ficou pronta, os alunos que estudavam em um galpão na Associação de Moradores do bairro vieram para o novo prédio e nem estava tudo pronto ainda, mas ninguém conseguia ficar mais no galpão devido à falta de condições”, conta a professora.
De acordo com o engenheiro civil Gabriel Luz Menezes, responsável pela empresa construtora, o projeto foi dividido em etapas, pois há muito trabalho a ser feito em todo o prédio.
“Vamos mexer no prédio por etapa, pois a escola tem dois blocos: o térreo e o piso superior. Começamos pelo piso superior, com trabalho na parte hidráulica e elétrica, onde os serviços estão sendo finalizados e iniciamos a parte da pintura. No piso superior são cinco salas, onde devem funcionar o laboratório, biblioteca e mais três salas de aulas além dos banheiros”, explica o engenheiro.
Gabriel Menezes explica que na parte inferior, os serviços se concentram na cozinha, despensa e área de refeitório que se encontram na fase de pintura. Todo o muro de proteção também recebe melhorias. “Os serviços começaram há sessenta dias e já avançamos bastante”, finaliza.
A escola atende 560 alunos em dois turnos, manhã e tarde. São dezoito turmas com estudantes do 6º ao 9º ano na faixa etária entre 11 a 16 anos de idade. Mesmo com obras na escola, as aulas não foram suspensas, “Não podemos penalizar os alunos, então improvisamos alguns espaços e as aulas continuam normalmente”, explicou a professora Helena Pina.
O projeto de revitalização da Escola de Ensino Fundamental São Félix, é executado integralmente com recursos próprios da Prefeitura de Marabá no valor de R$ 972.639,80 (novecentos e setenta e dois mil, seiscentos e trinta e nove reais e oitenta centavos).
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio