Obras: Escola Tio Ming recebe climatização, cobertura de quadra, rampas e móveis novos
A comunidade da Escola Tio Ming, no Km-7, está prestes a receber um ambiente completamente reformado e revitalizado. A escola também ganha mobiliário novo, centrais de ar condicionado em todas as salas, cobertura para a quadra esportiva e rampas de acesso para maior acessibilidade aos portadores de necessidades especiais.
A escola também passa a contar com uma sala de arquivo e um depósito para cozinha. Os banheiros também receberam um encanamento novo, resolvendo um problema reclamado pela comunidade escolar.
“Melhora tudo pra gente. Os banheiros entupiam, agora está ótimo”, comenta a diretora Edilza Maria Ferreira dos Santos.
As salas de aula passaram por troca do piso e receberam forro. Além da cobertura, a quadra também recebeu um piso novo e novas grades de proteção. O muro também foi ampliado para dar mais segurança.
“Os pais cobraram depois dos atentados que tivemos no mundo este ano. É uma demanda que aumenta a segurança dos funcionários e alunos “, acrescenta Edilza.
Segundo a diretora, os equipamentos novos e maior conforto melhorarão o aprendizado dos alunos. “Auxilia muito no aprendizado do aluno. As mobílias novas. Dá mais segurança e conforto para eles, teremos central de ar nas salas de aula que já estão aqui prontas para serem colocadas. Isso permite ao aluno se concentrar mais em aprender”, completa.
A Escola Tio Ming atende em torno de 360 alunos do 1º ao 5º, divididos em sete turmas pela manhã e sete à tarde. Durante o período de obra, os alunos tiveram aulas de forma intercalada. Mas o funcionamento de 100% das salas já deve ocorrer na próxima semana. O espaço contempla sete salas de aula e uma sala de leitura.
Segundo a Engenheira da Obra, Larissa Brás, o prazo para o término oficial é setembro, mas as equipes empenham-se para entregar o quanto antes.
“É uma obra que está acontecendo com os alunos estudando, por isso a gente está agilizando e fazendo toda uma gerência em fazer bloco por bloco e ir liberando para que os alunos possam estudar”, explica.
Ela destaca que o foco da obra é a acessibilidade por toda a escola. “Estamos construindo novas rampas, adaptando os banheiros e salas para alunos e funcionários com necessidades especiais”, conclui. As obras já estão 70% concluídas.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Nathália Costa