Obras: Estrada para Vila São José começa a ser iluminada

Três equipes se dividem no trabalho de colocação de postes no trecho da BR 230 (Transamazônica), entre Marabá e a Vila São José, um percurso de aproximadamente 6 quilômetros. Os serviços se encontram em sua fase final, a previsão de conclusão é no início da semana que vem.

Ao todo serão colocados 140 postes, tendo uma distância entre um poste e outro de 35 metros, que deverá proporcionar maior área iluminada. Após o cumprimento desta etapa, terá início o serviço de instalação dos fios e colocação do suporte para fixação das luminárias.

Segundo os moradores, o trecho é de intenso trânsito e já foram registrados diversos colisões. “Aqui já foram muitos acidentes com moradores aqui da vila com vítimas fatais e aqui são muitos animais na estrada e agora com essa iluminação vai melhorar muito e já estava na hora de acontecer isso, é um benefício muito bom”, disse a comerciante Lélia Sousa da Silva, moradora há 20 anos na Vila São José.

O líder comunitário Claudemar da Silva Nascimento, morador há 15 anos na vila, elogiou o projeto da iluminação da prefeitura. “Esse é um projeto ímpar. Eu já perdi muitos amigos de acidentes de moto e esse projeto vem dá uma qualidade, pois a iluminação chega em uma boa hora e ficamos agradecidos pela iniciativa”, comentou.

líder comunitário Claudemar da Silva
Lélia Sousa da Silva

Para o vereador Marcelo Alves, a iniciativa do projeto se deu em razão de uma antiga reivindicação dos moradores e do crescimento da área comercial entre a Vila e o núcleo da Cidade Nova.

“A gente se atentou para isso, pois a população cresceu muito aqui, já tem muitos residenciais. Várias pessoas transitam diariamente e aqui já aconteceram vários acidentes e animais nas ruas à noite. Dialogamos com a população, fomos até o prefeito e falei da necessidade de reconhecer a área como perímetro urbano e o pedido foi atendido para iluminar esse trecho”, explicou o parlamentar.

O projeto de iluminação pública inclui ainda o trecho entre os distritos de São Félix e Morada Nova.

Texto: Victor Haôr
Fotos: Sérgio Barros