Obras: Folha 25 recebe pavimentação em concreto

O maior programa de pavimentação de vias em Marabá chegou à Folha 25. A rua de acesso à clínica de hemodiálise CRD Carajás está recebendo a pavimentação em concreto. A via foi terraplanada e esta semana começou os trabalhos de concretagem.

Os serviços iniciaram em uma margem da rua e estão sendo executados pela empresa Construfox. Adilson Borges, profissional responsável para acompanhar a obra, informou que até a metade da próxima semana é a previsão para concluir esta etapa e, na sequencia, iniciar a construção das calçadas. Esse período é necessário para a cura do concreto, e, assim posteriormente, seguir com os serviços da outra margem da via, um tempo de aproximadamente 13 dias.

“A cura é o período de secagem e resistência completa do concreto. Durante esse período, construíremos as calçadas. Finalizada essa etapa, o caminhão basculante já pode seguir sobre o concreto já estabilizado para iniciarmos a pavimentação da outra margem da rua”, explicou.

Para maior qualidade da pavimentação, os técnicos utilizam um agente químico de cura liquido, que evita a evaporação de água do concreto, que permite a ação eficiente do material, obtendo melhores resultados, pois evita fissuras e retrações.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O pavimento em concreto nestas vias é utitlizado em razão da especificidade do terreno, já que geralmente são pontos onde há nascentes d’água, lugares onde há histórico com problemas no pavimento asfáltico (CBUQ), sendo o concreto uma opção que suporta melhor nesse tipo de terreno.

A previsão é que a pavimentação completa da via seja finalizada em um período de 30 dias. A obra na Folha 25 é resultado de um convênio técnico entre Prefeitura de Marabá e Governo Federal através do Banco do Brasil.

Texto: Victor Haôr
Fotos: Aline Nascimento 

Acessibilidade