Sevop: Moradores comemoram nova etapa das obras na grota entre Folhas 20 e 28
Os serviços de urbanização na Grota entre as Folhas 20 e 28, na Nova Marabá, estão no trecho que dá acesso à VP 7. A disposição das placas de concreto nas laterais estende-se até à segunda ponte, que liga as folhas por meio da quadra 06.
O projeto visa garantir acessibilidade e segurança aos moradores com o fim dos alagamentos. Estão sendo usadas placas de 3 metros de altura em cada lateral, para diminuir o processo de erosão e evitar problemas às estruturas das residências. A obra começou em maio deste ano com previsão de término para outubro. O local ainda passa por escavação e segue com as obras de drenagem e urbanização, com a distribuição de cerca de 400 placas em concreto. A obra contemplará um trecho de 235 metros, entre a ponte que liga as Folhas 22 e 28 até a pista que separa as Folhas 27 e 28.
Cada etapa deixa os moradores mais ansiosos e felizes. Entre eles está o Antônio Emídio de Oliveira, morador há 40 anos das margens da grota. Ele, que agora vê o sonho sendo realizado, conta da angústia ao ver o aumento da erosão no lugar. Agora com o trabalho das máquinas, o sentimento é de felicidade e alívio. Antônio planeja comprar móveis o que era impossível antes das obras acontecerem.
“Vai melhorar demais porque não vai mais encher. Eu esperei a vida toda por isso! E eu sempre falava que só acreditava vendo e quando a obra começou fiquei feliz. Aqui tínhamos todos os tipos de problema. Quando começava a chover, eu não dormia mais, eu nem comprava mais nada para dentro de casa porque perdia tudo. Agora vou comprar”, disse o aposentado sorridente.
Antônia Alves também está radiante com o serviço de infraestrutura. Ela veio visitar o pai e há 10 dias acompanha tudo de perto. “Isso aqui é uma luz bem clara! Inclusive, o meu pai não tem nada dentro de casa porque a água quando vinha, levava tudo que tinha. Agora com essa obra, esse local vai ficar maravilhoso! É uma pena que minha mãe não esteja aqui para ver esse sonho sendo realizado. Mas tudo tem sua hora e essa hora chegou”, destaca.
Durante o serviço, equipes de Prefeitura fazem a retirada de lixos e entulho das grotas. O pedido é que a população colabore com a limpeza da cidade, não descartando o lixo de maneira inadequada.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento