Obras: Inaugurada ponte no Projeto de Assentamento Carajás Tamboril, na Vila Santa Fé

O fim de semana foi marcado pelo encontro de agricultores dos Projetos de Assentamentos da região da Vila Santa Fé, zona rural de Marabá. Os agricultores comemoravam a inauguração da ponte sobre o rio Café, uma estrutura que vai beneficiar centenas de produtores rurais da região.

O encontro foi na propriedade do agricultor e líder religioso Ademar Gomes, que vive na região desde 1987 e conhece muito bem os problemas que a comunidade enfrentou quando não tinha a ponte. “Antes aqui era muita dificuldade em tudo, para Marabá tínhamos que ir andando, era muita necessidade. No Rio Café, antes da ponte, atravessava com água no peito da gente, era tudo muito difícil, depois vieram os pontilhões e hoje já temos ponte, escola, igreja, mudou muito”, disse.

Ademar Gomes, agricultor e líder religioso

A ponte sobre o Rio Café, no P.A Carajás Tamboril, na comunidade São Raimundo, foi construída em concreto e tem três metros de altura, 24 metros de extensão e 4,20 metros de largura. A ponte está distante cerca de 2 km de distância da estrada do Rio Preto e cerca de 6 km de distância da vila de Santa Fé.

A construção da ponte vai beneficiar o escoamento da produção de centenas de pequenos produtores rurais de vários projetos de assentamentos, como o próprio Carajás Tamboril, PA Morajuba, PA Padre Josimo, PA Talismã, PA Cabo de Aço, PA Bom Jardim da Voltinha e PA Dourado. São mais de 600 famílias beneficiadas.

O agricultor Juscelino Alves Moreira, conhecido na região como Macarrão, é um dos mais antigos moradores da área. Ele conta que chegou em dezembro de 1984 e é uma realização a construção da ponte. “Nada era fácil aqui. Eu passei nesse rio aí em 1984, e era um sonho ter uma ponte, foram feitas várias improvisadas, mas agora temos uma ponte muito bem feita, e todos nós estamos de parabéns e alegres com essa obra”, disse Macarrão, representante do PA Talismã.

O agricultor Juscelino Alves Moreira, conhecido como Macarrão

O presidente da Associação dos agricultores do PA Carajás Tamboril, senhor João Ribeiro, também destacou a importância da obra para a região. “Era um sonho pra todos nós que está sendo realizado. Esta estrada também é rota para o transporte escolar, é mais segurança para nossos filhos irem para a escola e mais facilidade para nós escoar nossa produção”, disse.

João Ribeiro, Pres. da Associação dos agricultores do PA Carajás Tamboril

O vereador Mariozan Quintão acompanhou a cerimônia de inauguração. O parlamentar também esteve durante toda a obra desde o início dos serviços. Ele conta que a ponte era um desejo antigo dos produtores. “A obra vai beneficiar centenas de famílias porque aqui é uma área de integração de vários Projetos de Assentamentos, todos passam por aqui e temos projetos para a construção de mais 5 pontes aqui na região, vamos acabar com os problemas de interrupções nas estradas durante o período de chuvas”, revela.

Vereador Mariozan Quintão

Veja outras fotos: 

Texto: Victor Haôr
Fotos: Sérgio Barros 

Acessibilidade