Obras: Moradores do Bairro Jardim vitória comemoram obras da Grota do Aeroporto
No bairro Jardim Vitória o sentimento de quem mora há anos no local é de alegria e grandes expectativas diante da movimentação da prefeitura por lá. A Grota do Aeroporto está passando por obras de infraestrutura com a revitalização do canal e melhorias das ruas aos arredores. Uma ação conjunta do Serviço de Saneamento Ambiental (SSAM), Secretaria de Viação e Obras (Sevop) e do Departamento de Postura do Município.
De acordo com Túlio Rosemiro, coordenador do Departamento de Postura, o projeto de urbanização correspondente a 800 metros, que vai do bairro Jardim Vitória ao bairro da Liberdade visando evitar os impactos de transbordamentos e assoreamento do local, o que ocorre no período de chuvas na região, prejudicando todo o trecho no entorno da Grota.
“Estamos drenando o local, a prefeitura já tinha umas placas de concreto, decidimos colocá-las na galeria fazendo como painel, e avançamos para a conclusão do quinto bloco da rua. Já estamos com praticamente 80% da obra concluída. Esse ano já demos vazão muito imensa para ela, já retiramos casas que estavam obstruindo a grota do aeroporto e ela está praticamente livre de acesso para escoar água melhor”, pontua Túlio.
No projeto, as equipes estão utilizando cerca de 350 placas de concreto nas duas laterais, cada placa tem uma medida de 1,70 x 3,70, as placas foram adquiridas através de doações da mineradora Vale. O trecho da Grota inicia próximo à Rodovia Transamazônica e finaliza na rua Piauí. Além disso, o projeto prevê a terraplanagem das ruas laterais, permitindo a trafegabilidade, sendo que antes apenas uma rua era utilizada pelos veículos e ainda assim bastante deteriorada.
“Nesse momento estamos trabalhando na melhoria das ruas no entorno da grota fazendo drenagem em algumas delas e recuperando ruas que estavam intrafegáveis” reafirma Fábio Moreira, secretário da Sevop.
Fábio Moreira, Secretário de Obras
Moradores satisfeitos
Há 20 anos, Josenilza Lucena, convivia com as consequências trazidas pelo canal, principalmente durante o inverno. O inicio das obras a deixa feliz e com as esperanças renovadas. Ela é costureira e artesã e atende clientes em casa.
“Eu nunca perdi as esperanças, sempre achava que um dia ia chegar até nós. Agora realmente estão fazendo e eu estou feliz da vida. Porque além desse esgoto, tinha muita lama, insetos. E agora tudo isso vai sumir também. Minha porta estava bem estreita já, nenhum cliente podia chegar na minha porta que que já fechava a passagem”, descreve a comerciante.
Josenilza Lucena
O vendedor de lanche Jucelino Nogueira também mora no Jardim Vitória e trabalha há dois anos em uma bicicleta pelas ruas do bairro. Ele relata que os serviços irão beneficiar seu trabalho.
“Antes, aqui, era complicado de passar. Essa rua era um pouco intrafegável e quando chegava a chuva alagava muito e eu tinha que fazer uma volta longe. Mas acredito que, com essa obra da prefeitura agora, as coisas vão mudar. Vai ficar mais fácil para gente se locomover e atender os fregueses”, comenta o vendedor.
Jucelino Nogueira, vendedor de lanche
Raimundo Barros Filho também está feliz por ver o trabalho da prefeitura. Foram 6 anos convivendo com os problemas trazidos pela grota.
“A nossa rua ficou mais ou menos um ano e meio sem acesso, só passava moto, e depois nem moto. Para nós é uma conquista grande, pensávamos que nunca iria ser feito e agora vai melhorar, valorizar nossas casas”, afirma o motorista.
Raimundo Barros Filho
Morando de frente para grota do aeroporto, Maria do Rosário Alves, observa as obras e até oferece água gelada para as equipes de serviço. A dona de casa é só felicidade.
“Nós achamos muito bom. Todos os anos nós esperávamos chegar um filho de Deus para fazer isso aqui e agora chegou o dia e entrou o filho de Deus. Estamos muito alegres porque a gente sabe que agora vamos dormir tranquilos, quando chovia demais nós ficávamos preocupados com medo de entrar água aqui. Já dá para ver mudança e é muita” enfatiza a dona de casa.
Maria do Rosário Alves
Haroldo Duarte é aposentado e mora há 14 anos no Jardim Vitória. Ele conta que as obras realizadas na comunidade trarão muitas melhorias.
“No período de inverno, quando chovia, vivia alagado aqui. Os bueiros todos entupidos e muito lixo nas esquinas que a água levava para as portas das casas”, pontua e complementa “onde há progresso as pessoas têm uma vida melhor. A gestão municipal está fazendo um bom trabalho”.
Haroldo Duarte
Texto: Ronaldo Palheta e Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento e Paulo Sérgio