Obras: NEI Deodoro de Mendonça pronto para ser inaugurado
Um novo prédio chama atenção de quem passa na Rua 5 de Abril na Velha Marabá. Trata-se do novo Núcleo de Educação Infantil Deodoro de Mendonça que está praticamente pronto para ser inaugurado. Apenas a calçada encontra-se em fase de conclusão.
O imóvel vai substituir o antigo NEI Deodoro de Mendonça, construído na praça Francisco Coelho, localizada no bairro de mesmo nome, também carinhosamente chamado de bairro Cabelo Seco. A edificação é moderna, mais confortável e muito mais ampla para receber a comunidade escolar.
São 639,80 metros quadrados de construção, que incluem quatro salas de aulas, setor administrativo, setor multiuso com espaço para sala de leitura e de informática. Também estão prontos os espaços para sala pedagógica e bloco administrativo com espaços para secretaria, direção, sala de professores, amplo pátio coberto, jardineiras e solário.
A cobertura do prédio recebeu telhas termoacústicas, feitas de material que oferece maior qualidade ao ambiente para crianças e servidores. A obra possui piso de granilite, salas climatizadas, dezoito luminárias na área de recreação e toda estrutura de segurança para a comunidade escolar.
“Todos os espaços foram pensados para atender também os alunos PCD [Pessoas com Deficiência], banheiros adaptados, tanto para o sexo masculino quanto feminino, cobertura para que os ambientes fiquem mais confortáveis, além de um amplo espaço para recreação”, informou Eduardo Bogaz, engenheiro SEVOP.
A execução do projeto de construção do NEI Deodoro de Mendonça, na Marabá Pioneira, está orçada em R$ 632.501,74, recursos provenientes do Erário Público Municipal.
O antigo prédio já existe há mais de 40 anos e os espaços de salas de aula, setor administrativo e pedagógico não eram suficientes para atender os alunos, nem a área para recreação. Atualmente, o NEI atende mais de 90 alunos de 3 a 5 anos do Maternal ao Jardim I e II em dois turnos, manhã e tarde. O prédio onde funcionava o NEI Deodoro de Mendonça será demolido para ampliação da praça Francisco Coelho que vai integrar o novo projeto de urbanização da Orla Sebastião Miranda.