Sevop: As obras da nova ponte sobre o Itacaiunas estão na fase de instalação das estacas
Na construção da terceira ponte sobre o Rio Itacaiunas, iniciou a etapa das cravações das estacas da estrutura ao longo da obra. Na manhã desta quinta-feira (20), começou o início da perfuração para colocação da terceira estaca.
Conforme o projeto, são 64 estacas, sendo 40 no solo e 24 no leito do rio. As estacas no solo têm 1,20 metros de diâmetro e as no leito do rio serão de 2 metros de diâmetros, com aproximadamente 15 metros de profundidade do solo até a rocha. A previsão para encerrar a colocação das estaca é de 4 ou 5 meses.
De acordo com o engenheiro civil Diego Garcês, do Consórcio Ponte Itacaiúnas, cada etapa do projeto está dentro do cronograma. “Estamos com duas empresas especializadas na parte de fundação, ambas responsáveis pela execução dessas estacas. Estamos com grandes equipamentos guindaste de 140 toneladas e de 75 toneladas, máquinas apropriadas diretamente para esse tipo de execução, perfuratrizes. Na outra margem, a equipe já está começando também a executar a etapa de cravação das estacas, e posteriormente, a escavação”, explicou.
A nova ponte terá 524 metros de comprimento com 12 de largura, sendo 1,85 metros de faixa de passeio. O prazo total para execução do projeto, previsto no contrato, é de 20 meses sendo 1 mês para mobilização, 16 meses para a execução da obra e 3 meses para os trâmites finais.
A soma total da construção da nova ponte está orçada em R $109 milhões. Deste total, R$ 50 milhões será o aporte financeiro do Governo do Estado do Pará, onde 50% desse valor já foi transferido e depositado.
A prefeitura de Marabá caberá a manutenção das demais despesas, R$ 59 milhões, destinados exclusivamente para a construção da ponte, como também os serviços de infraestrutura nas vias de acesso até a cabeceira da ponte, nas duas margens do rio.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Sávio Calvo
Drone: Sérgio Barros