Sevop: Começaram as obras do Parque São Jorge
Local de campeonatos de futebol aos finais de semana, o Parque São Jorge, no bairro Liberdade, vai ganhar uma cara nova. As obras de reforma foram iniciadas e estão na fase de terraplanagem, sob responsabilidade da Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop). A solicitação foi feita por meio de emenda do vereador Marcelo Alves.
Segundo o secretário de Obras, Fábio Moreira, a obra foi iniciada recentemente com a chegada do verão. “A gente removeu o que restava de grama. O campo já estava bastante deteriorado. Além de substituir o material, a gente está subindo o greide. O campo tinha um problema de drenagem e agora estamos fazendo com topografia, caimento, para que quando chover, a água possa escoar tanto de um lado como de outro”, reitera.
O gramado já foi todo retirado e haverá a colocação de terra preta e, por fim, serão colocados os tapetes de grama. Além disso, serão construídos vestiários, arquibancadas e feitos outros reparos. “Estamos fazendo algumas reformas para, no final, o Parque São Jorge ficar novo em folha para a comunidade”, enfatiza o secretário.
Sistemas de iluminação foram instalados para que receba jogos no período noturno, nos dias de semana, uma solicitação antiga dos desportistas.
A previsão é que a obra fique pronta em três ou quatro meses, com a utilização de máquinas e equipes próprias da prefeitura. O orçamento é de cerca de R$ 300.000,00. Fábio Moreira ressalta a importância dessa obra para a comunidade. “É um desejo antigo tanto do complexo Laranjeiras, Independência, Liberdade. É uma prática esportiva muito tradicional de Marabá. Ali, naquele núcleo, não há outro campo. É fundamental que a gente recupere ali, para ter mais uma praça recuperada, como já temos em Morada Nova, o Piçarrão, Murumuru, bons campos, iluminados, bem cuidados. Ali, no núcleo Cidade Nova, ainda estava carente, para os campeonatos amadores”, pontua.
O autor da emenda é o vereador Marcelo Alves. Ele explica que a solicitação da reforma se deu porque o campo do Parque São Jorge é a única praça pública de esportes nesta área, da ponte para o bairro. “Já teve algumas reformas em outras gestões, mas não como está sendo agora. A comunidade está muito esperançosa que o Parque São Jorge seja entregue de volta para as práticas esportivas do futebol. E com o novo gramado, será mais um atrativo para essa comunidade dos bairros do complexo Liberdade e até da Nova Marabá e da zona rural que já jogam aqui”, enfatiza.
Marcelo ainda conta que o local também é utilizado para treinos por várias escolinhas de futebol que são filantrópicas, ou seja, não cobram mensalidade. E que já foi utilizado para treinos do time do Águia.
Texto: Fabiana Alves
Fotos: Sara Lopes