Obras: Pavimentação da Avenida das Torres modifica a rotina do Bairro Araguaia para melhor
As obras de pavimentação na Avenida das Torres continuam avançando para levar mais conforto, comodidade e agilidade para os moradores do Bairro Araguaia e demais motoristas que transitam no local. São mais de 1300 metros de pavimentação em concreto armado que beneficiam a vida de todos da região.
Elias Lopes, 18 anos, já sente a diferença na sua rotina. “A rua aqui antes era ruim demais, muito buraco, muita lama. Agora está um lugar melhor, a gente passa tranquilo. Ajuda o trânsito”, comenta o mecânico.
Ele lembra que era comum acontecer acidente no local antigamente. “As pessoas tinham que parar, as mulheres caíam no chão, as motos caíam, os carros quebravam. Agora ficou melhor, um lugar amplo para as pessoas passarem, antigamente tinha que andar e rodear pelas outras ruas para chegar ao trabalho, agora está tranquilo”, reitera.
Segundo o engenheiro Fábio Moreira, Secretário Municipal de Obras, o trecho terá retornos pavimentados entre os dois lados da avenida, fato que irá facilitar a vida dos que trafegam naquele perímetro.
“Foi feita uma intervenção completa nos trechos que foram danificados e não cabiam mais recuperação no sistema de tapa buracos. Então foi recuperado por completo tanto numa pista quanto na outra e foi feito em concreto armado em 12 cm. A gente também refez as partes de drenagem que não estavam mais suportando o volume de água e os retornos que existiam de maneira provisória sem pavimentação, além disso a gente está refazendo a parte que dá acesso à BR”, explica.
A pavimentação em concreto armado apresenta como principal vantagem a elevada durabilidade, que atinge 20 anos, sendo quatro vezes superior ao pavimento convencional de asfalto. Além disso, a armação presente no interior da estrutura faz com que as peças sejam mais adaptáveis aos problemas decorrentes das diferentes características e tipos de solo existentes ao longo do trajeto.
As duas vias da avenida estão localizadas próximo a um canal, fator decisivo para que a equipe de engenharia optasse pela pavimentação em concreto.
O antigo asfalto não suportou o peso do tráfego e deteriorou com as intensas chuvas, provocando o surgimento das crateras, ocasionando risco para condutores e pedestres. Por ser área comercial, os comerciantes também sofreram perdas.
A obra contempla trechos dos dois lados da via e alguns trechos de ruas paralelas, entrando nos bairros. “Estamos fazendo todo um trecho grande e os retornos também serão feitos, facilitando a vida dos moradores. Observamos essa necessidade, pois antes atuamos com Tapa-Buraco, mas vimos essa necessidade. Também estamos atuando com o gramado dos canteiros do local”, destaca Fábio.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes e Arquivo Secom