Obras: Pavimentação em concreto armado na Folha 29 transforma a vida dos moradores do bairro
O programa de pavimentação de ruas em concreto armado é realidade para os moradores da Folha 29, na Nova Marabá. Outros bairros também já recebem neste segundo semestre, as máquinas para preparação do terreno para receber a pavimentação. O sistema de pavimentação recebe o concreto e toda estrutura sendo montada.
Na Folha 29, o serviço é realizado na via que atende os moradores da Quadra 25, que era a última rua que ainda não havia recebido o serviço de infraestrutura no bairro. A ação deixa os moradores bastante satisfeitos.
“O uso do concreto armado em vias urbanas apresenta como principal vantagem sua elevada durabilidade, que atinge, em média, 20 anos, sendo quatro vezes superior ao pavimento convencional de concreto. Além disso, a armação presente no interior da estrutura faz com que as peças sejam mais adaptáveis aos problemas decorrentes das diferentes características e tipos de solo existentes ao longo do trecho em obra”, destaca o engenheiro Fábio Moreira, Secretário de Viação e Obras Públicas.
Para os moradores mais antigos é uma obra muito importante, como relata a comerciante Elza Santos, uma das primeiras moradoras do local”.
Quando chegamos aqui não era nem rua, nós que abrimos esse trecho e depois começaram a chegar mais moradores. Aqui é bem movimentado, pois é um perímetro de acesso para dois colégios e sempre usam esta rua. Ficamos só com a poeira, mas agora a situação mudou”, comenta a comerciante.
No núcleo da Nova Marabá, somente nos dois últimos anos, diversas Folhas foram atendidas com o programa de pavimentação em concreto. Exemplos são as Folhas 5,7,8, 12, 15, 16, 28 e 35, entre tantos outros locais, como a própria Folha 29 atendida com pavimentação em outras quadras, no ano passado.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Karoline Bezerra
Imagens Drone: Sérgio Barros