Obras: Ponte em vicinal na região do Geladinho beneficia agricultores

Em pouco mais de um ano e meio, a vicinal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na região do Geladinho, zona rural de Marabá, vai ganhar a segunda ponte construída em concreto. A obra sobre o igarapé Grota da Areia está bastante avançada e a previsão é que até janeiro seja entregue à comunidade.

A ponte de concreto vai substituir uma antiga em madeira, que estava desgastada pela ação do tempo e pelo frequente uso, devido a via ser de grande fluxo de produtores rurais e ser rota para o transporte escolar. “A nova ponte tem 18 metros de comprimento e 4,20m de largura. Todas as colunas já foram erguidas e vamos seguir agora para a etapa seguinte que é a colocação dos blocos em concreto da base da pista e depois o aterramento das cabeceiras para o nivelamento com a estrada”, explicou o engenheiro Thiago Lobo, da secretaria de Viação e Obras Públicas – Sevop.

Engenheiro da Sevop Thiago André Lobo

A construção da ponte vai beneficiar cerca de 300 famílias de agricultores da região. Na metade deste ano foi finalizada a primeira ponte em concreto sobre o igarapé Geladinho, também na mesma estrada vicinal. A extensão da primeira ponte é de 50 metros de comprimento por 5 metros de largura.

O agricultor Josias Silvino Toledo lembra muito bem dos tempos difíceis, de quando chegou na região. Ele conta que atravessava os igarapés improvisando toras de madeira para seguir com a pouca produção da roça no intuito de vender no distrito de São Félix.

“Aqui era terrível! Quando eu iniciei aqui passávamos era no grotão sem ponte, sem nada, aí depois arrumamos uma pinguela e passávamos na marra e aqui não tinha nem estrada. Hoje já está bem melhor, já foi construída a ponte do geladinho e agora essa outra. Agora é esquecer os problemas do passado e pensar no futuro, né?! ’, exclamou.

Josias Silvino

A construção da ponte em concreto armado sobre o Igarapé Grota de Areia, na região do Geladinho, zona rural de Marabá, está sendo realizada com recursos próprios do município no valor total de R$ 429.265,36 (Quatrocentos e vinte e nove mil, duzentos e sessenta e cinco reais e trinta e seis centavos).

Texto: Victor Haôr 
Fotos: Sérgio Barros / Paulo Sérgio 

Veja outras fotos: