Obras: Por trás das grandes máquinas há grandes sonhadores

 

A Prefeitura homenageia todos os Operadores de Máquinas que são lembrados em todo o Brasil, em 29 de maio, pelos grandes e importantes  serviços que prestam ao município

O som das máquinas pesadas da Prefeitura Municipal de Marabá geralmente anuncia a realização de serviços essenciais para a população no quesito infraestrutura. Onde tem serviços de pavimentação, manutenção, terraplenagem, escavações ou abertura de estradas, lá estão às máquinas. Mas é preciso muita habilidade, coragem e responsabilidade para operar esses equipamentos.

José Brito da Conceição, de 40 anos, sabe bem disso pois trabalha há 11 anos na PMM, e é operando uma Patrol que ele ajuda a comunidade. “Gosto muito do meu trabalho, a gente trabalha na zona urbana, na zona rural, sempre recuperando ruas e vicinais”, pontua o Operador de Máquinas.

Casado, há 20 anos, pai de 3 filhos, a rotina de Brito não é diferente dos demais operadores e outras centenas de trabalhadores da Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop). Ele sai de casa cedo, em Morada Nova, e se apresenta às 7h, na Secretaria, onde encontra com os colegas de trabalho para mais um desafio, uma nova missão em algum lugar do município. Esta semana, por exemplo, o serviço da equipe esteve concentrado na recuperação de vicinais de Murumuru.

“O trabalho da Prefeitura, de toda equipe e colegas que trabalham comigo é importante, porque é um trabalho de recuperação de rua. Todo mundo vai passar por ali. Aqui mesmo nesta estrada estamos encascalhando. Melhorando para o pessoal passar. Quando o trabalho é mais afastado um pouco da cidade, às vezes é preciso acampar nas vilas, mas sempre temos apoio”, destaca Brito enquanto trabalhava em Murumuru.

Operador Brito em missão na Vila Murumuru

Com paixão e orgulho da função que exerce, o Operador de Máquinas enfatiza que o trabalho desenvolvido por ele e os colegas é contínuo. Sempre haverá uma estrada para recuperar, buracos para tampar, estradas para abrir, tubulações para implantar. Mas ressalta que tudo se torna mais prazeroso pelo reconhecimento da população e da própria Prefeitura, que tem dado a eles condições de trabalho.

“Temos manutenção das máquinas, apoio da prefeitura na logística. Esse trabalho traz algo de bom pra gente, porque eu vejo nas pessoas o reconhecimento pelo trabalho feito na comunidade. Eles dizem que o serviço está ficando bom” afirma o servidor.

Mas enquanto opera as máquinas, consertando, nivelando, espalhando material pelas estradas, Brito revela algo em comum entre esses servidores. A cada movimento das máquinas os sonhos vão se alimentando. “Eu gosto do meu serviço, gosto de executar o serviço de terraplenagem. E eu tenho um sonho de crescer profissionalmente nesta área”, enfatiza o operador.

Sabendo da importância dos servidores municipais para o funcionalismo público, a Prefeitura de Marabá cuida de uma forma especial de seus servidores. E de forma especial neste dia, homenageia a todos operadores de máquina que são lembrados em todo o Brasil, em 29 de maio, pelos grandes e importantes  serviços que prestam a Marabá.

Veja mais fotos:

Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio

Acessibilidade