Obras: Prefeitura constrói e reforma chafarizes para abastecimento de água
A Prefeitura de Marabá está construindo e reformando dezenas chafarizes, únicas fontes de água potável para um grande número de habitantes. Este ano, pelo menos cinco dessas fontes foram reformadas e mais instaladas.
Segundo Gerffson Souza Cruz, coordenador de Serviços Gerais na Sevop, as reformas aconteceram no bairro Carajás, localizado por trás da Obra Kolping; na Escola Tio Ming, no Km 7, Nova Marabá; outra reforma na fonte da Escola Elinda Simplício Costa, no Laranjeiras; Escola Maria das Graças, no Bela Vista; e na Rua do Arame, no Bom Planalto.
A comunidade da Rua do Aeroporto, no bairro Amapá, também foi beneficiada, este ano, com chafariz novinho. Em 2018, segundo informações da Sevop, foram construídos 10 chafarizes, sendo nove na cidade e um na zona rural, Vila Cedrinho.
Dentre os pontos que tiveram esse benefício destacam-se também os seguintes: Folha 20 (localizado na Escola Augusto Morbach); na Folha 06 (Escola Albertina); Santa Rosa (Creche do Santa Rosa); bairro São Miguel da Conquista; e Km 11 da BR 222, sentido Morada Nova.
De acordo o engenheiro Bruno Cunha Castanheira, da Sevop, são muitos chafarizes pela cidade e estão em todos os núcleos. No entanto, garante que essas fontes são muito importantes às comunidades da periferia, onde o sistema da Cosanpa ainda não abastece, e até mesmo no centro da cidade, quando falta o abastecimento da concessionária.
Texto: João Bastista
Foto: Paulo Sérgio