Obras: Prefeitura e Governo do Estado iniciam pavimentação de 18 km de ruas

A parceria técnica faz parte do programa “Asfalto por todo Pará”, que envolve terraplanagem e pavimentação, sendo que em algumas ruas, o município vai realizar a drenagem com recursos próprios.

Por meio da parceria entre a Prefeitura de Marabá e o Governo do Estado serão 18 quilômetros de ruas pavimentadas no município e os contratos já estão em execução.

O pacote de obras inclui ruas de vários bairros do núcleo Cidade Nova, entre eles Bom Planalto, Belo Horizonte, Vale do Itacaiunas, Laranjeiras e Liberdade. Na Nova Marabá os serviços estão acontecendo nas Folhas 10,11, 20, 22, 17 e 29. O secretário de Viação e Obras Públicas, Fábio Moreira, explica que em algumas ruas, o município vai arcar com a drenagem profunda.

“Nessa parceria de pavimentação, a parte do Estado é a terraplenagem e a pavimentação com 3 centímetros, meio-fio e calçada, e não engloba a drenagem. Então foram selecionadas ruas, em comum acordo entre Estado e Município, e onde precisa de drenagem, a Prefeitura vai arcar com drenagem. Foram priorizadas as ruas onde há drenagem natural, sem necessidade de drenagem profunda”,  ressalta o secretário da SEVOP, Fábio Moreira.

Entre as ruas que já estão recebendo os serviços de pavimentação está a Pedro Fontenelle, no bairro Bom Planalto. Para garantir a qualidade da obra na via, além da drenagem profunda, as máquinas realizaram a regularização e compactação de base e a construção dos sumidouros. Serão asfaltados 809 metros nesta rua, no trecho entre a Avenida Itacaiunas até a Cuiabá.

“Nós começamos pela Marechal porque ali existe uma grota do lado e vai ser feito uma drenagem por parte da prefeitura. Finalizando a drenagem, será executada a pavimentação daquele trecho [entre a Avenida Itacaiunas e Marechal Rondon], o pacote é para toda a rua até a Cuiabá”, informou Yuri Martins, engenheiro civil da HB20, empresa responsável pela execução da obra.

Outras ruas e avenidas no entorno da Pedro Fontenelle também estão recebendo os serviços de drenagem e pavimentação. É o caso da Marechal Rondon que está com 60% do asfalto concluído, no trecho que liga a Pedro Fontenelle à Afro Sampaio.

Dona Marlene Rodrigues, 58 anos, aguardava pela chegada do asfalto há 15 anos. Ela ficou feliz quando viu as máquinas chegando por lá e agora já respira aliviada pelo fim da poeira na porta de casa. “Agora ótimo, mas antes era poeira e lama. Eu limpava ali ficava tudo sujo. Para sair de casa de moto sujava tudo. Não acreditava que o asfalto iria chegar aqui. Mas aí vi eles trabalhando e acreditei. feliz”, enfatizou a moradora da Pedro Fontenelle.

Marlene Rodrigues

Veja outras fotos:

Texto: Victor Haôr / Leydiane Silva
Fotos: Sérgio Barros (aéreas) / Divulgação 

Acessibilidade