Obras: Prefeitura entrega UBS nos bairros Araguaia e Nossa Senhora Aparecida, nesta quinta (13)

A Unidade Básica de Saúde Edivan Xavier dos Santos está pronta para ser entregue às comunidades dos Bairros Nossa Senhora Aparecida e Araguaia, na Nova Marabá, nesta quinta-feira (13), às 17 horas. A equipe de profissionais do posto está caprichando na decoração dos ambientes da UBS para receber os usuários a partir da próxima segunda-feira (17).

“A nossa política de atendimento é acolhimento e humanização, então, os mínimos detalhes são os que fazem a procedência disso. Qualquer detalhe que você coloca, você expressa para o usuário o seu desejo de acolhê-lo, tratá-lo humanamente da melhor maneira possível. É uma equipe que está se formando com desejo de dar o melhor humanamente”, enfatiza Elizabeth Marques, gerente da UBS.

Elizabeth Marques, gerente da UBS

A estrutura física da UBS conta 2 consultórios médicos, 2 salas de enfermagem, consultório odontológico,  várias salas (coleta do Exame Preventivo do Câncer de Colo do Útero – PCCU, vacina, triagem, digitação, regulação e Cartão SUS, esterilização, procedimentos e palestras), farmácia, além da recepção, banheiros e copa. Vale ressaltar que o prédio foi construído com acessibilidade para atender as Pessoas com Deficiência (PcD).

A fachada da UBS também é diferenciada, com escada, rampa e corrimão para acessibilidade.  O ambiente externo conta com jardim, bancos de concreto e chafariz.

Ruth Santos, moradora do Bairro Nossa Senhora Aparecida há 3 anos, está animada com a entrega.  Ela mora com as duas filhas, Thaiz de 14 anos e Ana Luiza de 3, e sabe bem da importância  do funcionamento da UBS. “Muito bom mesmo. Para a gente que tem criança é muito difícil sair daqui do bairro para vacinar em outro postinho. Tendo uma Unidade Básica de Saúde aqui, é ótimo mesmo”, ressalta a doméstica.

Ruth Santos

A casa de Lourdes Genovides fica aos fundos do posto. A vizinha da UBS se lembra das longas caminhadas dos moradores sempre que precisavam de um atendimento de saúde. “Muito importante pra gente, população do Bairro Araguaia e Nossa Senhora Aparecida (Coca-Cola). O pessoal saía daqui para o KM 07, quando não tinha atendimento ía pra Folha 11. Muitas vezes sai a pé, não tem transporte, com crianças, grávida, e aí, esse postinho é fundamental para a população”, destaca a dona de casa.

Lourdes Genovides

Homenagem

A Unidade de Básica de Saúde do Bairro Nossa Senhora Aparecida recebe o nome de Edivan Xavier dos Santos, um dos mais populares comunicadores de Marabá. No jornalismo, Xavier atuava como apresentador e repórter na área policial e reportagens de comunidade, onde teve seu auge trabalhando na extinta TV Eldorado/SBT. Além disso, Edvan Xavier também ficou conhecido por participar de lutas e movimentos comunitários em Marabá e Parauapebas. Foi o primeiro presidente da Associação dos Grupos do Divino Espirito Santo de Marabá. (Adesma).

Marabaense nato, Edivan Xavier faleceu de infarto, aos 54 anos, em setembro de 2016, aqui mesmo no município de Marabá. O decreto legislativo que nomina a UBS é o de Nº 1.470/2017, pelos relevantes trabalhos prestados a população marabaense.

Veja outras fotos: 

Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento 

Acessibilidade