Obras: Prefeitura entregará creche no bairro Araguaia nesta sexta-feira, 08

A Prefeitura de Marabá vai entregar nesta sexta-feira (08), o novo prédio do Núcleo de Educação Infantil José de Souza Andrade Filho, no Bairro Araguaia. O NEI foi construído no padrão tipo B, dentro das especificidades do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Atualmente o NEI atende 265 crianças do Maternal, Jardim I e II, dos bairros Nossa Senhora Aparecida e Araguaia.

Esta semana os operários estão trabalhando nos últimos ajustes, em serviços de pintura, paisagismo, organização da mobília e dos equipamentos. O espaço conta cinco blocos, sendo dois pedagógicos, salas, fraldários, repouso e solário. O bloco administrativo possui hall de entrada, recepção, diretoria, secretaria, sala de professores, almoxarifado e banheiros adultos, beneficiando os servidores que atualmente trabalham em espaços improvisados. Além disso, o NEI conta com banheiros infantis, cozinha, refeitório, dispensa, sala multiuso, pátio coberto e playground.

O NEI funciona desde 2013, atualmente em prédio alugado na Rua C, quadra especial. A professora Maria Aparecida trabalha na escola há 5 anos, na turma do Jardim II. Segundo ela, o trabalho feito na creche é com muita dedicação, mas o ambiente inadequado prejudica o ensino-aprendizagem dos pequenos. “Aqui a gente sempre dá um jeito, mas é muito quente e desconfortável. Na medida do possível a gente dá um jeito. Estamos ansiosos pelo novo espaço. Fizemos uma visita, muito bonito. Acho que vai mudar tudo, em todos os aspectos, principalmente o ambiente”, enfatiza a professora.

O novo prédio do NEI está localizado na Rua Prata, aos fundos da Escola José Flávio. A obra está orçada em R$ 1.850.113,44. Além da creche, a Prefeitura está acelerando as obras da área de lazer que fica na parte externa do NEI. A pracinha, que possui 8 bancos de concreto e duas rampas de acesso, vai dar uma cara nova para o bairro.

Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio dos Santos 

ACESSIBILIDADE