Obras: Prefeitura entregará novo prédio do NEI Maria da Consolação, no Bairro Santa Rosa, nesta sexta (01)

O novo prédio do Núcleo de Educação Infantil Professora Maria da Consolação de Souza, no Bairro Santa Rosa será entregue, nesta sexta-feira, (01), pela Prefeitura de Marabá. O espaço foi construído no padrão tipo C, dentro das especificidades do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Atualmente, a creche atende 157 crianças de 3 a 5 anos de idade, funcionando num prédio cedido pelo o Estado, na Travessa Praça do Coqueiro.

A Francisca, mãe da Alicia de 3 anos, está muito feliz com a nova escola. Ela conta que é o primeiro ano da filha na escola que estuda o maternal, mas no passado, outras duas filhas também estudaram no NEI. Francisca observa que apesar da qualidade do trabalho dos profissionais, o espaço deixava a desejar na educação infantil. Agora é diferente, ela acredita que a nova estrutura ofertada pela Prefeitura vai refletir positivamente na educação da filha caçula. “Nós pais estamos muito felizes com esse presente que nós ganhamos. Essa escola bem melhor do que muitas escolas particulares que temos aqui em Marabá. E assim, eu acredito que nessa fase que Alicia está é a principal para a educação, é daí que tudo começa. Eu acredito que ela está no lugar certo. É só gratidão, só veio mesmo para somar”, disse a mãe da aluna.

O novo NEI conta com quatro blocos, sendo dois pedagógicos, administrativo e de serviços, além de um pátio coberto e refeitório que são interligados através de uma circulação coberta. Na área externa, o prédio ainda oferece um playground com vários brinquedos infantis. Vale ressaltar, que os blocos pedagógicos são adaptados, há sanitários infantis, solário, repouso, fraldário e algumas salas.

Maria Dinalva da Silva, diretora do NEI, disse que a equipe foi surpreendida a menos de um mês, com a notícia de que iriam ocupar o novo espaço da rua ao lado. Ela conta que é um sonho, já que agora as crianças terão mais espaço para atividades recreativas, necessárias na Educação Infantil.  “A gente na maior adrenalina, organizando as coisas pra levar pra lá. É um espaço muito bom, muito amplo, parque que aqui eles não têm, lá eles vão ter. Assim, todos os espaços, nossa expectativa é grande, estamos ansiosos”, comentou a diretora.

O Joseph Milhomem é pai do pequeno Thómas, de 5 anos. O filho já está quase saindo da Educação Infantil, mas ainda vai usufruir da nova estrutura. Para Joseph, o novo prédio ficou bonito e equipado, por isso, não tem dúvidas da melhoria do desenvolvimento estudantil do filho. “É uma maravilha o bairro estava precisando, uma escola nova, moderna. É muita alegria, muita festa, por isso está acontecendo aqui no bairro”, afirma o pai do estudante.

A professora Luciléia trabalha na creche há 12 anos. De acordo com ela, o ambiente proporcionará um melhor desempenho das atividades. “É importante tanto para alunos quanto para os professores porque é um ambiente totalmente adequado para a educação Infantil. É um sonho”, ressalta a professora.

Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio 

 

ACESSIBILIDADE