Obras: Prefeitura inaugura creche, quadra poliesportiva e reforma de escola na Vila São José

Uma creche com capacidade para 224 crianças, uma quadra poliesportiva coberta com vestiários e uma escola de ensino fundamental completamente reformada, que atende 438 alunos, incluindo EJA (Educação de Jovens e Adultos) e educação infantil, serão entregues pela Prefeitura de Marabá à população da Vila São José, zona rural do município, na sexta-feira, 27 de setembro.

Obras que deixam pais e alunos entusiasmados e ansiosos pela inauguração dos novos espaços. Seu Claudemar Nascimento faz questão de enfatizar que a estrutura não perde em nada para as instituições privadas. “Fico feliz, inclusive já visitei as dependências da creche, e fiquei muito alegre. Moro aqui há bastante tempo e uma conquista dessa é muito importante para a comunidade porque nossos filhos vão ter uma base de ensino à altura do que a gente merece, pois apesar de ser ensino público, até parece ensino particular pela estrutura que apresenta e pelos profissionais que temos”, afirma.

Maria Luciene Chagas, que tem dois filhos estudando na escola São José, também não esconde a ansiedade de ver um deles na nova creche. “Isso é algo que nós esperávamos há muito tempo, vem favorecer a comunidade e estamos empolgados. Isso é muito importante para todos os pais e nossas crianças que vão estudar num espaço bom”, conclui a dona de casa.

NEI Daniel da Silva Franco

A creche Daniel da Silva Franco foi construída em convênio com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério de Educação, no âmbito do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil, dentro do que estabelece o projeto Proinfância Tipo B, modelo de projeto padrão de educação infantil. Esse projeto tem capacidade de atendimento de até 224 crianças, nos turnos matutino e vespertino. As escolas de educação infantil são destinadas a crianças na faixa etária de 03 a 5 anos.

O prédio foi construído atendendo a lei nº 5.296/04, no que diz respeito à acessibilidade. Todos os espaços atendem as condições dos portadores de deficiência ou mobilidade reduzida com dimensionamentos adequados do prédio sendo os equipamentos adquiridos de acordo com o especificado na norma, tais como barras de apoio, equipamentos sanitários, sinalizações visuais e táteis.

Quadra Poliesportiva

A quadra de esportes com cobertura é equipada com vestiários, arquibancadas e telas de proteção. O espaço é destinado aos alunos da Escola Municipal São José, que antes praticavam as atividades físicas em um campo de futebol próximo à escola. A nova quadra foi construída seguindo o padrão FNDE.

Escola São José

Durante a cerimônia, será entregue também a nova Escola de Ensino fundamental São José, que atende 438 alunos, divididos em três turnos. São sete salas de aula, biblioteca, sala de informática, setor administrativo e pedagógico. Um novo portão está sendo construído para dar mais segurança aos servidores e alunos, tanto da escola quanto da nova creche.

Esta semana, os técnicos e demais profissionais da Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop) trabalham nos últimos ajustes nas três construções.

Texto: Victor Haôr
Fotos: Hilton Rodrigues e Sérgio Silva 

Acessibilidade