Obras: Prefeitura inaugura prédio do Nei Maria da Conceição nesta sexta-feira (06)

A semana tem sido de muita expectativa, alegria e ansiedade para a comunidade do Núcleo de Educação Infantil Maria da Conceição Silva Pereira, no Bairro Amapá. Enquanto as equipes da Secretaria de Educação e do Serviço de Saneamento Ambiental finalizam os últimos retoques do prédio e da jardinagem, os servidores e pais cuidam da arrumação e decoração do novo espaço que será inaugurado nesta sexta-feira (06).

“Os preparativos vem desde o ano passado. Aos poucos a gente vem se preparando e tem toda uma logística por trás. Essa semana o coração está a mil, estamos ansiosos, não só nós enquanto escola, mas os pais e a comunidade. Já antecipamos algumas coisas na decoração e estamos fazendo mutirão de limpeza e organização. Os pais estão cooperando conosco”, comentou Ednólia Silva Araújo, coordenadora pedagógica do NEI.

Ainda segundo a coordenadora, a parte pedagógica também já está preparada para receber os alunos na primeira semana de aula no novo prédio.

“A primeira semana será de acolhimento. Vamos fazer brincadeiras, jogos e dinâmica para elas explorarem tudo. Aqui nós vamos poder colocar em prática a nossa proposta de ter um acolhimento melhor, fazer com que a criança tenha contato com coisas diferentes e que eles possam ter novas possibilidades. Eles terão um pátio enorme para brincar. No geral, todo o ambiente favorece a aprendizagem”, destaca Ednólia.

Cícera Gomes, moradora do bairro, tem duas filhas alunas do NEI, a Isis e a Helena com respectivamente, 4 e 5 anos de idade. A mãe está encantada com a nova escola. Com a proximidade da inauguração ela decidiu ajudar na arrumação durante toda a quarta-feira.

“Eu nem imaginava que fosse ficar tão bonito como tá. Imaginava que fosse ficar algo bem organizado, mas não que fosse ficar tão lindo. As salas de aula,  o material que elas estão decorando as salas é tudo perfeito. Como eu não trabalho resolvi ajudar. É muito importante, tudo que a gente faz pelo bem estar dos nossos filhos”, enfatiza a dona de casa.

O novo NEI foi construído dentro dos padrões do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), metodologias inovadoras pró-infância tipo B, avaliada pelo Ministério da Educação MEC, como o padrão ideal de Educação Infantil.

O espaço conta com cinco blocos, sendo dois pedagógicos, oito salas de aula, fraldários, repouso e solário. O bloco administrativo possui hall de entrada, recepção, diretoria, secretaria, sala de professores, almoxarifado e banheiros adultos. Além disso, o NEI conta com banheiros infantis, cozinha, refeitório, dispensa, sala multiuso, pátio coberto.

Atualmente, o NEI Maria da Conceição funciona em um prédio cedido desde 1986 pela Associação das Mulheres de Marabá, atendendo 167 crianças de 3 a 5 anos, em dois turnos, do maternal ao Jardim II.

Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio

Acessibilidade